Semana Nacional de Regularização Tributária oferece descontos para contribuintes com dívidas em Mato Grosso

0
128

Podem solicitar, na Semana Nacional de Regularização Tributária, contribuintes cujos débitos foram originados até 31 de dezembro de 2020

Contribuintes inscritos na dívida ativa do Estado de Mato Grosso têm a oportunidade de regularizar pendências fiscais e obter descontos superiores a 40% durante a Semana Nacional de Regularização Tributária, que começa nesta segunda-feira (17) e segue até sexta-feira (21). A iniciativa possibilita a extinção de ações judiciais de execução fiscal e incentiva a negociação de débitos estaduais.

A ação é fruto de um termo de cooperação entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o Núcleo de Cooperação Judiciária e a Procuradoria do Município de Cuiabá. O objetivo é reduzir a quantidade de processos no Judiciário e promover acordos entre contribuintes e o Estado.

Quem pode aderir

Podem participar da regularização os contribuintes com débitos originados até 31 de dezembro de 2020. Para os pagamentos à vista, o desconto sobre juros e multas chega a 40% tanto para tributos não quitados (obrigação principal) quanto para a falta de documentação fiscal (obrigação acessória). Em casos de dívidas ativas geradas até 2018, os descontos podem ser ainda maiores.

Segundo o subprocurador-geral da Área Fiscal, Jenz Prochnow Júnior, a Semana de Regularização Tributária representa uma oportunidade para encerrar disputas judiciais e facilitar o pagamento das dívidas.

“Essa é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça aos tribunais de justiça, com o intuito de estimular a negociação e alcançar um acordo entre as partes, garantindo o encerramento de litígios judiciais”, destacou.

Como aderir ao programa

O primeiro passo é verificar a existência de débitos inscritos na dívida ativa do Estado. Isso pode ser feito presencialmente em qualquer unidade do Ganha Tempo ou pelos seguintes canais de atendimento da PGE-MT:

E-mail: negociacaofiscal@pge.mt.gov.br
WhatsApp: (65) 99243-6157
Atendimento presencial: Sede da PGE/MT – Av. República do Líbano, 2258, Despraiado, Cuiabá-MT.

Caso o contribuinte tenha um débito tributário ou não tributário gerado até 31 de dezembro de 2020, ele deve entrar em contato com a PGE pelo e-mail transacaotributaria@pge.mt.gov.br e enviar os seguintes documentos:

  1. Nome completo, CPF ou CNPJ e endereço;
  2. Identificação dos créditos que deseja incluir na negociação;
  3. Número do processo judicial (se houver);
  4. Comprovante de depósito judicial vinculado (se necessário);
  5. Petição de renúncia a eventuais ações judiciais, conforme o artigo 487 do Código de Processo Civil.

Após o envio da solicitação, se a adesão for aprovada, o contribuinte receberá um Número Único de Protocolo (NUP) para acompanhar o processo. Caso a negociação seja deferida, as guias de pagamento serão enviadas por e-mail para quitação dos débitos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here