Seleção feminina de rugby termina etapa do circuito mundial com nono lugar

0
176

Yaras reagem na etapa de Dubai após derrotas para finalistas olímpicos

A temporada 2024/2025 da World Series, circuito mundial de rugby sevens (modalidade disputada por equipes de sete jogadoras), marcou o início da campanha da seleção brasileira feminina. As Yaras, como são conhecidas, encerraram a primeira etapa do torneio, realizada neste domingo (1º) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na nona colocação.

O torneio começou no sábado (30), com o Brasil no Grupo C. As Yaras sofreram duas derrotas: 33 a 5 para a Nova Zelândia, atual campeã olímpica, e 38 a 12 contra o Canadá, medalha de prata nos Jogos de Paris. No último jogo do dia, as brasileiras superaram o Japão por 17 a 14, conquistando a primeira vitória sob o comando da técnica neozelandesa Crystal Kaua.

A vitória garantiu três pontos ao Brasil na classificação. No formato da competição, equipes derrotadas por até sete pontos somam um ponto bônus. Com três pontos cada, Brasil e Canadá foram superados pelo Japão, que ficou com a segunda posição do grupo graças ao ponto bônus conquistado na derrota para as Yaras. A Nova Zelândia liderou com 100% de aproveitamento.

No rugby sevens, os jogos têm dois tempos de sete minutos. Pontua-se ao cruzar a linha final com a bola e colocá-la no chão (try, valendo cinco pontos), com possibilidade de adicionar dois pontos na conversão, um chute ao gol após o try.

Eliminadas na fase de grupos, as brasileiras disputaram neste domingo a nona posição geral e tiveram um desempenho sólido. Na semifinal do novo chaveamento, venceram a Espanha por 29 a 15, com tries de Thalia Costa (duas vezes), Marina Fioravanti, Isadora Lopes e Raquel Kochhann. Na partida seguinte, derrotaram a China por 24 a 17, com destaque para Thalia, autora de três tries, e para a capitã Bianca Silva, que também marcou. Mariana Nicolau contribuiu nas conversões.

O circuito mundial reúne as 12 melhores seleções do planeta. Ao final das etapas, a equipe com pior desempenho é substituída pela campeã da divisão de acesso. O Brasil, integrante da elite desde 2019/2020, busca se manter competitivo entre as melhores do mundo.

A próxima etapa do circuito será nos dias 7 e 8 de dezembro, na Cidade do Cabo, África do Sul. As etapas seguintes acontecerão em Perth (Austrália), Vancouver (Canadá), Hong Kong, Cingapura e Los Angeles (EUA). Em setembro de 2025, as Yaras também disputarão o Campeonato Mundial da modalidade, na Inglaterra.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here