Novidade na lista com 23 jogadoras é Claudia, goleira do Juventude-RS
A seleção feminina de futebol do Brasil, medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris, foi convocada na tarde desta terça-feira (12) para os dois últimos amistosos do ano, ambos fora de casa, contra a Austrália — país que sediou o Mundial Feminino no ano passado. A principal novidade da lista de 23 jogadoras escolhidas pelo técnico Arthur Elias é a goleira Claudia Oliveira, do Juventude-RS, que conquistou o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino para o próximo ano. O Brasil, atual 8º no ranking mundial, enfrentará a Austrália, 15ª colocada, no dia 25 de novembro em Brisbane, e novamente seis dias depois, em Gold Coast. Na última Copa, a Austrália terminou em quarto lugar, enquanto o Brasil foi eliminado na fase de grupos.
Arthur Elias explicou a escolha de Claudia Oliveira, destacando o crescimento técnico e físico da jogadora nos últimos dois anos. “Claudia merece essa oportunidade pelo que tem feito, pelo seu desempenho e evolução. Embora tenhamos pouco tempo na Austrália, queremos conhecê-la de perto e inspirá-la, assim como outras goleiras e jogadoras”, disse o treinador durante a coletiva após a convocação.
O técnico também afirmou que o processo de observação de jovens jogadoras com potencial para a seleção visa a Copa do Mundo de 2027, mas enfatizou a importância de focar primeiro na Copa América de 2025, que acontecerá entre 12 de julho e 2 de agosto, no Equador. “Essas convocações, como as para os jogos contra Colômbia e Austrália, têm um olhar para o futuro, mas também preparamos a seleção para a Copa América, que nos dá a vaga para as Olimpíadas de Los Angeles 2028. Vamos com o que temos de melhor e as jogadoras certas para vencer”, afirmou.
A lista atual mantém boa parte das atletas convocadas para os amistosos contra a Colômbia, realizados em outubro em Cariacica (ES), onde o Brasil empatou o primeiro jogo em 1 a 1 e venceu o segundo por 3 a 1. Destaque para a zagueira Isa Haas e a atacante Gio Queiroz, que tiveram grandes atuações nesses jogos e marcaram gols na vitória.
Arthur Elias reafirmou a prioridade da Copa América, considerando a importância da competição para garantir a vaga olímpica. “A seleção brasileira precisa vencer essa competição. O futebol sul-americano evoluiu, e qualquer jogo pode nos tirar da vaga. Estou muito ciente dessa responsabilidade, e depois teremos um tempo maior para nos prepararmos para a Copa do Mundo”, declarou.
No histórico de confrontos entre Brasil e Austrália, as adversárias levam vantagem com nove vitórias, enquanto o Brasil possui seis triunfos e dois empates.
Convocação Completa
Goleiras
- Cláudia (Juventude)
- Lorena (Grêmio)
- Natascha (Palmeiras)
Zagueiras
- Isa Haas (Internacional)
- Kaká (São Paulo)
- Lauren (Atlético de Madrid-ESP)
- Vitória Calhau (Cruzeiro)
Laterais
- Bruninha (Gotham-EUA)
- Fê Palermo (Palmeiras)
- Yasmim (Corinthians)
Meio-campistas
- Angelina (Orlando Pride-EUA)
- Camilinha (São Paulo)
- Duda Sampaio (Corinthians)
- Laís Estevam (Palmeiras)
Atacantes
- Adriana (Orlando Pride-EUA)
- Aline Gomes (North Carolina Courage-EUA)
- Amanda Gutierres (Palmeiras)
- Gabi Portilho (Corinthians)
- Gio (Atlético de Madrid-ESP)
- Kerolin (North Carolina Courage-EUA)
- Marília (Cruzeiro)
- Nycole (Benfica-POR)
- Priscila (Club América-MEX)

