A seleção brasileira de futebol feminino garantiu sua terceira final olímpica ao vencer a atual campeã mundial, a Espanha, por 4 a 2, no Stade Vélodrome, em Marselha, França. Esta é a primeira vez desde os Jogos de Pequim, em 2008, que a equipe volta à disputa pelo ouro em uma Olimpíada.
Desfalcada da craque Marta, suspensa após receber um cartão vermelho contra a mesma Espanha na fase de grupos, a seleção brasileira dominou o jogo com uma postura ofensiva.
Desde o início da partida, as brasileiras pressionaram a defesa adversária. Aos cinco minutos, um erro da goleira Cata Coll, que chutou a bola contra a zagueira Irene Paredes, resultou em um gol contra, abrindo o placar para o Brasil. Aos 48 minutos do primeiro tempo, Gabi Portilho aproveitou um cruzamento rasteiro da meio-campista Yasmim e ampliou a vantagem para 2 a 0.
No segundo tempo, com o resultado favorável, a seleção brasileira adotou uma postura mais defensiva. Em um rápido contra-ataque, a centroavante Adriana marcou o terceiro gol ao aproveitar um rebote. Nos acréscimos, Kerolin fez o quarto gol brasileiro logo no primeiro minuto.
Apesar de a Espanha conseguir marcar dois gols, a vitória brasileira já estava assegurada.
O Brasil, que já possui duas medalhas de prata (Atenas 2004 e Pequim 2008), busca agora sua primeira medalha de ouro, enfrentando a seleção dos Estados Unidos no sábado (10/8) às 12h.
Vôlei de Praia
A dupla brasileira Arthur e Evandro foi eliminada nas quartas de final do vôlei de praia ao perder para os suecos Ahman e Hellsing por 2 sets a 0 (17-21, 16-21). Após conquistarem o vice-campeonato mundial em 2023 e vencerem quatro dos cinco torneios disputados no ano, liderando o ranking mundial, eles agora veem as esperanças brasileiras depositadas em Duda e Ana Patrícia. A dupla feminina enfrentará as letãs Tina e Anastasija nesta quarta-feira (7/8) às 13h (horário de Brasília).
Basquete
A seleção brasileira de basquete foi derrotada pela forte equipe dos Estados Unidos por 122 a 87 nas quartas de final, também nesta terça-feira (6/8). Com esse resultado, a seleção brasileira está eliminada dos Jogos Olímpicos.
Handebol
Nas quartas de final do handebol feminino, a seleção brasileira perdeu para a Noruega por 32 a 15, encerrando sua participação nos Jogos Olímpicos.