Cerca de 800 estudantes de 23 cidades de Mato Grosso estão participando
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) deu início, na noite desta sexta-feira (15), à terceira edição dos Jogos dos Estudantes Militares da Rede Estadual de Ensino. O evento foi marcado pela cerimônia de abertura em Lucas do Rio Verde, com o vice-governador Otaviano Pivetta acendendo a tocha simbólica que deu largada às competições.
Com a participação de 28 escolas estaduais militares de 23 cidades de Mato Grosso, os jogos reúnem cerca de 800 estudantes que competirão em sete modalidades, incluindo natação, robótica, xadrez e corrida.
“Preciso dizer que vocês nos orgulham pelo comportamento e pelo valor que dão ao comportamento cívico”, destacou o vice-governador durante a abertura.
As competições tiveram início na manhã deste sábado (16) na Escola Estadual Militar Tiradentes. Estudantes de municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Nova Xavantina, Juína e Cáceres chegaram a Lucas do Rio Verde na quinta-feira (14) e estão hospedados nas escolas militares locais.
O secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes, ressaltou a importância do modelo educacional militar, mencionando que Mato Grosso conta atualmente com 30 escolas dessa modalidade. “Provavelmente, no ano que vem teremos mais. Além disso, a Assembleia Legislativa já votou a favor do projeto do Governo para lançar escolas cívico-militares, similares às escolas militares”, afirmou.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, celebrou a oportunidade de sediar o evento. “Ver esse cenário com alunos cheios de determinação, respeito e disciplina nos enche de orgulho. Que todos vocês sejam muito bem-vindos e sintam-se abraçados por nossa querida Lucas do Rio Verde”, declarou.
A cerimônia de abertura contou também com a presença de diversas autoridades, como o suplente de senador Mauro Carvalho; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Flávio Glêdson; e a coordenadora das escolas militares de Mato Grosso, tenente-coronel Nágila.