25 C
Cuiabá
domingo, 8 fevereiro 2026
HomeGeralSecretaria de Assistência Social elabora Plano de Ação para 2023

Secretaria de Assistência Social elabora Plano de Ação para 2023

Date:

Related stories

Cuiabá inaugura Centro de Referência Paralímpico e amplia inclusão pelo esporte

Novo espaço no Ginásio Dom Aquino começa com festival...

Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina expõem impacto do aquecimento global

Com 85% da neve artificial, Jogos de 2026 evidenciam...

Adolescente agredido por piloto de automobilismo morre após 16 dias internado no DF

Caso de repercussão nacional termina com morte cerebral da...

Trump diz não ter visto trecho racista em vídeo com Obama, mas se recusa a pedir desculpas

Postagem foi apagada após críticas, inclusive de republicanos, e...

O objetivo é promover o desenvolvimento de ações e serviços intersetoriais e serviços socioassistenciais, visando à construção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários para as diferentes faixas etárias, conforme as necessidades de cada ciclo de vida.

A Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou um Plano de Ação que será desenvolvido no decorrer de 2023. O objetivo é promover o desenvolvimento de ações e serviços intersetoriais e serviços socioassistenciais, visando à construção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários para as diferentes faixas etárias, conforme as necessidades de cada ciclo de vida.

E para apresentar o calendário anual de atividades com as sugestões de temas relacionados aos direitos sociais a serem trabalhados durante as campanhas de sensibilização e mobilização, bem como nas ações inseridas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria promoveu reuniões com todas as equipes técnicas que compõem os Serviços de Proteção Social Básica neste mês.

“Este é também um momento de alinharmos as pautas que serão realizadas no decorrer do ano e viabilizar recursos para que as metas estabelecidas sejam concluídas. Estamos dando início às atividades com o planejamento das ações. Neste primeiro momento, estamos promovendo as reuniões com as equipes técnicas para dispor de informações atualizadas de cada unidade, permitindo assim a execução das ações e serviços conforme necessidade de cada comunidade”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

A titular da pasta informa ainda que o foco da gestão Kalil Baracat é garantir a oferta de ações assistenciais assegurando a qualidade dos serviços que são oferecidos aos usuários do SUAS. “Uma das determinações do prefeito Kalil e da primeira-dama e promotora de justiça, Kika Dorilêo Baracat, é que todas as pessoas que procuram as unidades sociais sejam acolhidas”, pontuou Ana Cristina.

AGENDA: a coordenadora de Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, destacou a importância das reuniões que estão acontecendo, neste primeiro momento, com as gerentes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Caderno II e Centro de Convivência do Idoso ‘Vovô Zeid Sacre’, e com psicólogos e assistentes sociais de cada unidade.

“A discussão em torno do Plano de Ação é para garantir a realização de todas as ações com vista no desenvolvimento das atividades realizadas em cada região do nosso município. A Proteção Social Básica trabalha na prevenção de situações de risco, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O planejamento é um ato fundamental para a gestão, e está relacionado com a preparação, organização e estruturação, para atingir as metas propostas com resultados eficazes”, assegurou Bernadete.

Como explica a coordenadora, a agenda de trabalho para a apresentação do Calendário Anual de Política de Assistência Social seguiu um cronograma. “No dia 9 nos reunimos com a equipe técnica do CRAS Santa Maria, no dia 11 foi a vez do CRAS Cristo Rei, no dia 12 no CRAS São Mateus, dia 13 Jardim Glória, no dia 14 Caderno II, no dia 16 nos reunimos com a equipe técnica do Centro de Convivência do Idoso Vovô Zeid. Cada unidade tem em mãos um norte, instrumento fundamental na tomada de decisões e execuções das tarefas”, informou.

Para Bernadete Miranda é importante elaborar o planejamento anual de forma coletiva, avaliando as ações realizadas no ano anterior, construindo um referencial seguro no ano em curso, buscando alcançar da melhor forma possível os objetivos pré-definidos no Plano de Ação.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here