Governo já finalizou cinco estruturas e mantém previsão de entrega de novos trechos até o fim do ano
As obras do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande alcançaram 44% de execução, com cinco estruturas já concluídas, incluindo pontes e viadutos. Outros dois viadutos seguem em construção, juntamente com a implantação das pistas.
O viaduto na MT-010 (Estrada da Guia) já tem sua estrutura pronta, e a equipe trabalha na finalização dos aterros de acesso e na aplicação do asfalto na rotatória inferior. Também estão concluídas as pontes sobre o Rio Cuiabá, o viaduto na MT-251 (Estrada de Chapada) e duas passagens de nível, próximas à Igreja Arautos do Evangelho e ao Aeroporto Bom Futuro.
Com previsão de entrega ainda neste ano, seguem em andamento o viaduto na MT-400 (Avenida Antártica), em Cuiabá, e o viaduto na BR-163/364, em Várzea Grande. O projeto também prevê 21,5 quilômetros de pistas duplicadas em concreto, atualmente na fase de terraplanagem.
A primeira etapa do Rodoanel ligará as BRs-163/364, em Várzea Grande, à MT-251, em Cuiabá, desviando o tráfego de caminhões pesados do perímetro urbano e melhorando a fluidez do trânsito. Com investimento inicial de R$ 206 milhões — 60% custeado pelo Governo Federal e 40% pelo Estado — o valor pode aumentar devido a desapropriações e reajustes pagos pelo governo estadual.
Há ainda um segundo trecho previsto, conectando a MT-251 à BR-070/163/364, após o Distrito Industrial, incluindo novas pontes e viadutos, que estenderão o Rodoanel a 52 km, dependendo de aprovação do DNIT.
Iniciadas em 2006 e paralisadas em 2011 por irregularidades, as obras foram retomadas em 2021, após resolução de entraves jurídicos e lançamento de novo edital de licitação.

