Rebeca Andrade faz história como primeira brasileira a vencer o Prêmio Laureus

0
134

Ela venceu disputa com outros 5 atletas na categoria “Retorno do Ano”

A ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 24 anos, entrou para a história ao se tornar a primeira atleta mulher do país a conquistar o Prêmio Laureus, considerado o “Oscar do esporte”. A premiação, que celebra os destaques esportivos mundiais desde 2000, teve sua cerimônia de gala realizada no Palácio de Cibeles, em Madri, nesta segunda-feira (21). Rebeca foi reconhecida na categoria “Retorno do Ano”, superando outros cinco concorrentes: o nadador norte-americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o piloto espanhol de MotoGP Marc Márquez, o jogador indiano de críquete Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarne Titmus.

Antes de conquistar quatro medalhas olímpicas nos Jogos de Paris — ouro no solo, duas pratas no individual geral e no salto, e um bronze por equipes —, Rebeca enfrentou uma trajetória marcada por desafios longe dos holofotes. Ela precisou passar por três cirurgias no joelho devido a lesões no ligamento anterior, que quase a fizeram desistir da carreira. Ao receber o prêmio, Rebeca emocionou o público com um discurso de gratidão à sua equipe, à família e, em especial, à psicóloga Aline Wolff, que, segundo ela, foi essencial em sua recuperação física e emocional.

Rebeca também destacou o orgulho de ser uma referência para as novas gerações, especialmente por mostrar que é possível vencer independentemente da origem. Ela foi o grande destaque brasileiro em Paris 2024, superando inclusive a multicampeã norte-americana Simone Biles na prova de solo, onde subiu ao topo do pódio e recebeu o reconhecimento das adversárias. A última vez que um brasileiro venceu na categoria “Retorno do Ano” foi em 2003, com Ronaldo Fenômeno, após seu retorno triunfal ao futebol e o título da Copa do Mundo de 2002.

Outros vencedores da edição 2025 do Prêmio Laureus incluem Armand Duplantis (Atleta Masculino do Ano), Simone Biles (Atleta Feminina do Ano), Lamine Yamal (Revelação do Ano), Jiang Yuyan (Atleta com Deficiência), Tom Pidcock (Esportes de Ação), Real Madrid (Time do Ano), Kick4Life do Lesoto (Esporte para o Bem), Kelly Slater (Homenagem pela Trajetória) e Rafael Nadal (Ícone do Esporte).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here