29 C
Cuiabá
sábado, 13 dezembro 2025
HomeEsportesProjeto de karatê revela campeões mundiais e transforma realidade de jovens da...

Projeto de karatê revela campeões mundiais e transforma realidade de jovens da periferia de Cuiabá

Date:

Related stories

Seduc premia professores destaques no ensino de inglês na rede estadual

Educadores vencedores do Prêmio Mais Inglês apresentam boas práticas...

Setasc alerta sobre golpe que usa nome do programa SER Família

Criminosos fazem falsas promessas de cestas natalinas e liberação...

Enchentes e deslizamentos deixam mais de mil mortos na Indonésia

Tempestades intensas provocam crise humanitária em Sumatra, com milhares...

O projeto Karatê Dô Tradicional Esporte e Cidadania está com o calendário movimentado neste ano. Em fevereiro, uma série de atividades serão promovidas com objetivo de beneficiar 260 crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social nos bairros de Cuiabá e região. A iniciativa de sucesso já é promovida há décadas pela Associação Centro América de Karatê Shotokan, e conta com apoio do Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.

Na próxima terça-feira (14.02) o projeto inicia suas atividades com cerca de 100 crianças, da faixa etária de 5 a 11 anos, da Escola Municipal Ezequiel Pompeu de Siqueira, no bairro Araés, na capital. Na oportunidade, será feito teste de aptidão física para saber como está o condicionamento dos atletas no pós-férias. Também será o início de uma caminhada de preparação para os campeonatos Estaduais, Nacionais e Mundiais, que ocorrerão no segundo semestre deste ano.

“Na escola as crianças estão sendo preparadas, muitas delas querem crescer na modalidade do Karatê-Dô Tradicional a nível nacional”, destaca a sensei Vilda Aparecida Lúcio, uma das responsáveis pelos projetos sociais desenvolvidos pela Shotokan.

Ela ressalta que, pelo projeto, “tudo é oferecido sem custos” aos jovens em vulnerabilidade social. “São kits esportivos, uniformes compostos de camiseta, kimono. Há também participação nos festivais, cursos de capacitação e exame de faixa, que é a troca de graduação. E quando descobrimos talentos, eles são convidados pela equipe técnica a participar dos treinamentos na sede Shotokan, e aí o engajamento aos eventos oficiais intensificam. Conseguimos encaminhá-los à seleção que representará a Associação, o Estado e o município [de Cuiabá], nos campeonatos pelo Brasil e mundo afora”, detalha a sensei.

*Transformando vidas*

É o exemplo da Alice Vitória, uma das atletas apoiadas pelo projeto. Com apenas 11 anos de idade, ela já é campeã nacional e mundial, títulos que foram conquistados no ano passado. Atualmente, Alice treina na sede da Shotokan. A mãe dela, Zuleide Almeida, destaca que o “Esporte e Cidadania” transformou a vida da jovem. Elas moram no bairro São Mateus, região periférica da grande Cuiabá.

“Mudou e muito a vida da Alice, e pra melhor: tanto na postura física como no respeito ao próximo. Ajuda ela muito a se sentir amada e querida, pois, antes do projeto, ela era muito solitária. Só tenho agradecer”, diz a mãe orgulhosa.

*Cidadania e socialização*

Para o sensei Rodrigo Lúcio de Souza, diretor técnico da Shotokan, esse é um dos principais objetivos do projeto: integrar socialmente e formar cidadãos para além de atletas.

Ele ressalta que não basta o aluno ser bom tecnicamente. Se ele ou ela não tiver um bom desempenho escolar, não troca de faixa e não participa das competições inerentes ao projeto.

Acrescenta que o Karatê é uma grande aliado da educação, justamente por ensinar disciplina, respeito e hierarquia. “E a prática do esporte acaba refletindo na vida desses jovens, pois muitos passam a ser mais responsáveis, disciplinados e respeitosos com os professores em sala de aula, por exemplo”, afirma o sensei.

*Calendário movimentado*

Rodrigo lembra ainda que o calendário do projeto Karatê Dô Tradicional Esporte e Cidadania conta com uma série de atividades, que se intensificam agora, na segunda quinzena de fevereiro, e se estendem até dezembro deste ano. Entre as atividades estão exames de faixas e participações em campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Nos próximos dias 17 e 18 de fevereiro, por exemplo, os alunos vão passar por um curso preparatório para os exames de faixas roxa, marrom e preta (Dan). Já em março será realizado um curso de arbitragem e também exame teórico e prático envolvendo todas as graduações de faixas.

*Apoio e polos de atuação*

Ao todo são três polos de atuação, em que são beneficiadas 260 crianças, adolescentes e jovens pelo projeto apoiado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.

Os polos são:

– Shotokan (46 karatecas atendidos no projeto que serão capacitados e formados para representar a associação e o Estado em eventos oficiais);

– Associação Beneditina, do Bairro Pedra 90 (atendimento para 120 meninas em vulnerabilidade social), e;

– EMEB Ezequiel Pompeu de Siqueira (atendimento de 94 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos).

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here