São feitas três tentativas de entrega. Caso a entrega não seja viável, o paciente poderá fazer a retirada na Farmácia Estadual
O programa Remédio em Casa, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso, por meio da Farmácia Estadual, atingiu a marca de 14.439 entregas de medicamentos desde seu lançamento em junho de 2023. Atualmente, o programa beneficia 2.573 cidadãos em 23 municípios do estado.
Em 2023, foram realizadas 6.801 postagens, enquanto que em 2024, já foram contabilizados 7.638 envios. O objetivo principal do Remédio em Casa é facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos necessários, realizando entregas diretamente em suas residências.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou a importância do programa para a adesão aos tratamentos e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “O programa Remédio em Casa representa um avanço significativo na promoção da saúde e bem-estar dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso, pois garante que medicamentos essenciais cheguem diretamente em suas casas, não apenas facilitando o acesso ao tratamento, mas também promovendo a adesão”, afirmou Figueiredo.
De acordo com a superintendente da Assistência Farmacêutica da SES, Queli Neves, o programa atende, em média, 800 pacientes por dia, priorizando aqueles com necessidades especiais de acessibilidade, como pessoas com asma e transplantados. “Ao reduzir o contato presencial nas farmácias, o serviço é especialmente benéfico para pacientes com diversas patologias, incluindo os imunossuprimidos, que possuem maior vulnerabilidade devido ao sistema imunológico comprometido. Então, o programa torna o processo mais seguro e confortável aos pacientes”, explicou Neves.
O Remédio em Casa atende pacientes com condições como Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Glaucoma, Hipertensão Arterial Pulmonar, Púrpura Trombocitopênica Idiopática, Imunossupressão após transplantes cardíacos, renais e hepáticos, Diabetes Mellitus, Artrite Reumatóide, Dislipidemia, e para prevenção de tromboembolismo venoso em gestantes com trombofilia, entre outras doenças.
A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destacou o sucesso do programa e a intenção de expandir sua cobertura: “Ficamos contentes por executar um programa tão benéfico para os cidadãos que são atendidos pela Farmácia Estadual. A SES está empenhada em expandir a cobertura do programa, garantindo que mais pacientes e municípios de Mato Grosso possam se beneficiar desta iniciativa.”
Como é realizada a entrega
A Farmácia Estadual é responsável pela separação e empacotamento dos medicamentos. Após isso, um profissional dos Correios coleta a encomenda e a transporta para um Centro de Distribuição, de onde é enviada ao endereço cadastrado do paciente.
A entrega pode ser recebida apenas pelo paciente, um responsável legal ou representantes autorizados, que devem apresentar documento original com foto e assinar um termo no momento da entrega. São realizadas três tentativas de entrega; caso estas não sejam bem-sucedidas, o paciente pode retirar o medicamento na Farmácia Estadual.