Desde a criação do programa, no ano 2000, foram atendidas 4,7 milhões de crianças e adolescentes.
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizou na noite de quarta-feira (27) a formatura de 180 estudantes do 7º ano da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes de Cuiabá. A cerimônia aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral.
O Proerd atua em 98 municípios de Mato Grosso com ações de prevenção às drogas, noções de cidadania, técnicas para resistir à pressão pelo uso de entorpecentes e combate à violência. O programa também promove a autoestima, a resistência ao bullying e a valorização da vida, sendo desenvolvido em escolas públicas e privadas. Desde sua criação, no ano 2000, já beneficiou 4,7 milhões de crianças e adolescentes.
O coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Darwin Salgado Germano, destacou que o principal objetivo do programa é aproximar a polícia da comunidade, resgatando o conceito de “polícia comunitária”, fundamental para reduzir a criminalidade e melhorar a qualidade de vida.
“Encerramos mais um importante ciclo na vida desses estudantes, que têm um futuro promissor pela frente, longe das drogas e da criminalidade. O programa contribui para fortalecer a cultura da paz e construir uma sociedade mais saudável e segura. Além disso, o conteúdo do Proerd promove uma parceria importante entre a escola e a família”, afirmou o tenente-coronel.
O diretor da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes de Cuiabá, coronel PM Zacarias Conceição Vitalino, lembrou que Mato Grosso conta com 23 escolas militares. Ele parabenizou os gestores militares, professores e alunos pelo esforço, dedicação e os resultados alcançados.
“Parabenizo todos os professores, alunos e pais que confiam na Polícia Militar e no modelo de ensino integrado entre a PM e a Secretaria de Estado de Educação. Tenho certeza de que as sementes plantadas hoje se transformarão em excelentes frutos. Que nossos diretores continuem incentivando os alunos a buscar conhecimento, pois é a chave para transformar suas vidas”, concluiu o coronel.
