Programa do Governo de MT leva 100 jovens para 21 dias de aulas de inglês e imersão cultural em sete cidades inglesas
O primeiro dos sete grupos de 100 estudantes da rede estadual selecionados para a 3ª edição do programa MT no Mundo embarcou, na manhã desta sexta-feira (12.09), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.
Na Inglaterra, os alunos participarão de 21 dias de aulas intensivas de inglês, city tours e experiências de imersão cultural em cidades como Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool.
Para muitos, o momento representa a realização de um sonho. Melissa Koon, 16 anos, da Escola Estadual Militar Tiradentes Coronel PM Jorge Luiz Magalhães, de Querência, disse estar empolgada com a oportunidade. Já Aquiles França do Nascimento, 16 anos, da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá, destacou a importância da viagem para seu futuro e currículo. Pedro Guilherme de Paula Gambetta, 18 anos, da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande, contou que pretende apresentar as belezas naturais e a cultura mato-grossense ao mundo.
O estudante indígena Perakopri Panará, 15 anos, da Escola Estadual Albert Einstein, de Guarantã do Norte, embarcará com o segundo grupo neste sábado e considera o intercâmbio uma grande oportunidade de troca cultural.
Durante a despedida, o governador Mauro Mendes parabenizou os alunos e ressaltou o apoio da primeira-dama Virgínia Mendes, madrinha do projeto. Ele destacou que a experiência permitirá aos estudantes conhecer novas culturas, ampliar horizontes e se tornarem cidadãos mais completos.
O secretário de Educação, Alan Porto, classificou os alunos como “embaixadores da educação pública” e afirmou que eles voltarão ao Brasil mais preparados para os estudos de inglês, com novas vivências para compartilhar.
O grupo viaja acompanhado de 14 monitores, um psicólogo da rede estadual e 13 professores, que farão curso intensivo Teacher Training Courses em Londres. O programa já soma mais de R$ 16 milhões em investimentos, garantindo passagens, hospedagem, alimentação, seguro, chip de internet, transporte, emissão de documentos e ajuda de custo semanal de 250 libras aos participantes.
O MT no Mundo integra o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026. Os demais grupos de estudantes embarcarão ainda neste fim de semana.

