No último sábado (17), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou das comemorações do 82º aniversário da aldeia Central Pakuera, da etnia Kurã Bakairi, localizada em Paranatinga. A visita foi realizada a convite do cacique Genivaldo Gerônimo Poiure e contou com a presença da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Bugalho, do deputado estadual Fabio Tardin e do superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo dos Santos.
Durante a celebração, Virginia Mendes trouxe uma série de benefícios para a comunidade, incluindo a entrega de 300 cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza, 300 cobertores do programa SER Família Aconchego, 15 filtros de barro, além dos serviços do Mutirão Cidadania. “É uma honra estar aqui na sua aldeia e conhecer seu povo carinhoso e amoroso. Como sempre digo, tenho uma alma indígena, porque adoro vir às aldeias, ver as apresentações e estar com todos é motivo de muita alegria. Fiquei emocionada com as apresentações e a dança especial para a natureza. Sou muito feliz por ter sido agraciada com o título de madrinha dos povos indígenas”, declarou Virginia Mendes.
A primeira-dama reafirmou seu compromisso com os povos indígenas e com as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), destacando a colaboração com a secretária Grasi e o trabalho do superintendente Agnaldo dos Santos. “O que vocês precisarem de mim, do Governo do Estado, da secretária Grasielle e do Agnaldo, vamos continuar trabalhando por todos vocês”, enfatizou.

Genivaldo Gerônimo Poiure, emocionado, expressou sua gratidão pela presença da primeira-dama. “Ter a senhora conosco era um sonho. Como liderança nova, tenho aprendido com dificuldades, mas hoje só tenho a agradecer ao governador Mauro Mendes pelo diferencial na questão indígena”, afirmou.
O deputado Fábio Tardin destacou o engajamento de Virginia Mendes com as aldeias, mencionando iniciativas anteriores, como a entrega de uma farinheira para a produção de farinha. “Este Governo está fazendo a diferença em todas as áreas do nosso Estado”, disse o parlamentar.

Agnaldo dos Santos também destacou o progresso dos indígenas Bakairis, mencionando que a aldeia plantou 53 hectares de arroz com apoio do Governo. “Os indígenas estão correndo atrás do seu sustento, e o Governo está apoiando esse progresso”, ressaltou.
A celebração contou ainda com a presença dos Caciques das aldeias Iahodo, Aturua, Kaiahoalo, Cabeceira do Azul, Kuiakware, Painkum, Akiety e Sawãpa. Virginia Mendes foi homenageada com presentes produzidos na aldeia, incluindo uma rede artesanal feita pela mãe do cacique.

Na região de Paranatinga, 101 famílias já foram beneficiadas com o cartão SER Família Indígena. O Governo do Estado investiu R$5.542.333,71 em ações e programas sociais idealizados pela primeira-dama.
O evento também foi marcado pela apresentação da dança Capa, que celebra a natureza e a preservação ambiental. “Nunca tivemos a presença de uma primeira-dama de Estado aqui, e oferecemos esta dança em sua homenagem”, explicou o professor indígena Magno Amaldo.
