Evento reúne artistas de todo o Brasil em dez dias de programação gratuita com teatro, literatura e formação cultural
O Festival Velha Joana chega à sua 19ª edição e volta a movimentar a cena cultural de Primavera do Leste, a 243 km de Cuiabá, entre os dias 7 e 16 de novembro. O evento, que tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), reúne artistas e companhias de diversas regiões do Brasil em uma ampla programação gratuita, com espetáculos teatrais, lançamentos de livros e ações formativas.
A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (7), às 19h, no Teatro Municipal de Primavera do Leste, marcando o início de uma série de apresentações que se estendem por diferentes espaços culturais e comunitários da cidade.
Serão cerca de 50 espetáculos exibidos em locais como o Centro Cultural, Lagoa Municipal Vô Pedro Piana, Casa dos Capuletos, Escola Estadual Sebastião Patrício e Escola Municipal de Teatro PVA II. A programação abrange todas as faixas etárias, com produções que vão do teatro para bebês a peças voltadas ao público adulto. Entre os destaques estão “Linhas” (para bebês), “A Fabulosa História do Guri-Árvore” (livre), “Ensaio sobre a Verdade” (+12), “A Gente Cabe, Mas Se Esquece” (+14) e “Sebastião” (+18).
O festival conta com grupos de várias partes do país, incluindo os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de produções de Primavera do Leste, Cáceres e Rondonópolis.
Segundo o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o evento é um marco para as artes cênicas mato-grossenses. “Por sua representatividade, qualidade e continuidade, o Festival Velha Joana se consolidou como o principal do segmento em Mato Grosso. O Governo do Estado tem orgulho de apoiar uma iniciativa que fortalece a arte, a pesquisa e o intercâmbio cultural”, afirmou.
Realizado pela Associação Cultural Teatro Faces, o festival homenageia Dona Velha Joana, primeira moradora de Primavera do Leste. Em quase duas décadas de história, o projeto se firmou como um dos mais democráticos do país, ao reunir grupos experientes e coletivos em formação em uma troca intensa de experiências artísticas e humanas.
A programação completa, com locais e horários das atividades, pode ser consultada no site oficial: festivalvelhajoana.com.

