O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, que engloba Fecomércio, Sesc, Senac e IPF, José Wenceslau de Souza Júnior, entregou na noite de quarta-feira (02) as “Pautas Prioritárias do Setor Produtivo 2024”. O documento, contendo demandas específicas do setor de comércio de bens, serviços e turismo, foi direcionado aos candidatos ao cargo de prefeito municipal de Cuiabá durante um evento organizado pela Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, no Ágora Buffet, na capital, após uma sabatina individual.
No documento, o Sistema Comércio destaca a relevância do setor, que além de movimentar a economia local e gerar renda, também conecta pessoas e é um dos maiores empregadores da cidade, desempenhando um papel crucial no combate ao desemprego e na promoção da inclusão social.
“Para que o setor de comércio de bens, serviços e turismo continue a crescer, permitindo que Cuiabá se torne uma cidade com igualdade social e viabilidade econômica, é essencial que os candidatos à Prefeitura considerem políticas públicas voltadas para esse setor”, afirmou Wenceslau Júnior em sua carta de propostas.
As sugestões contidas no documento buscam o fortalecimento do comércio local, como a criação de incentivos fiscais e programas de apoio para manter a cidade como um polo comercial e turístico. Também há propostas para reduzir a burocracia, desonerar o setor e modernizar os processos administrativos para facilitar a operação de empresas.
O incentivo às potencialidades econômicas de Cuiabá, como a economia criativa, biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação (TICs), saúde, alimentos e bebidas, e agronegócio, também são temas presentes na pauta entregue aos candidatos.
Outro ponto abordado é o potencial educacional da cidade, com destaque para cursos de computação, serviços, mecânica e automação, engenharia de infraestrutura e de alimentos, muitos oferecidos pelo Senac-MT.
A necessidade de promover e divulgar os atrativos turísticos de Cuiabá, como feiras, eventos e congressos, com o objetivo de fomentar o turismo de negócios e a captação de eventos, é outra questão levantada no documento.
“A Fecomércio-MT colabora com o turismo local por meio de ações promovidas pelo Sesc-MT, tanto no Sesc Arsenal quanto no Sesc Salgadeira, além do projeto de Turismo Social. Já o Senac-MT oferece capacitações voltadas para o setor, como gastronomia e hotelaria”, destacou o presidente.
Quanto à infraestrutura, o Sistema Comércio MT pontuou a urgência de melhorias, especialmente no Centro Histórico e outros pontos turísticos da cidade, com o objetivo de desenvolver um conceito de cidade inteligente. A proposta é a criação de uma Política Municipal de Turismo, focada no uso de TICs para otimizar a eficiência dos serviços públicos, promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
De acordo com José Wenceslau de Souza Júnior, todas as propostas presentes no documento visam fomentar o setor de bens, serviços e turismo, que é um dos principais empregadores de Cuiabá, responsável por milhares de empregos diretos e indiretos. Somente em setembro de 2024, mais de 270 mil empregos formais foram gerados na capital de Mato Grosso.

