Ele ainda enfatizou a importância da BR-163 para a logística do transporte no Brasil
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, elogiou a “ousadia” do Governo de Mato Grosso ao assumir a concessão da BR-163 e garantir a duplicação da rodovia. A declaração foi feita durante uma reunião com o governador Mauro Mendes na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (13 de novembro).
Mercadante ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil. “O governador Mauro Mendes teve a coragem de enfrentar um desafio que muitos consideravam impossível: assumir a concessão da BR-163 e investir em sua duplicação. É uma obra fundamental para o Estado e para o país, e o BNDES está pronto para oferecer todo o apoio necessário para a conclusão bem-sucedida desse projeto”, afirmou.
O presidente do BNDES também destacou a colaboração entre o Governo de Mato Grosso, a Nova Rota do Oeste e outros parceiros no financiamento da obra. “A equipe técnica do Estado elaborou uma estratégia sólida, mostrando que a parceria entre o setor privado e o público pode gerar resultados concretos para o desenvolvimento de um Estado que, por sua vez, contribui para o crescimento de todo o Brasil”, acrescentou.
O governador Mauro Mendes considerou a reunião com o BNDES um passo essencial para viabilizar a obra. “Concluímos uma etapa importante junto ao BNDES no processo de estruturação do financiamento que permitirá a conclusão das obras da BR-163. Esta rodovia é um dos principais corredores logísticos do Brasil e tem grande importância no desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
Mauro Mendes explicou ainda que a retomada das obras só foi possível graças ao esforço de recuperação fiscal do Estado. “Quando assumimos a gestão, trabalhamos intensamente na reorganização financeira e no ajuste fiscal das contas públicas. Isso nos possibilitou realizar investimentos significativos em várias áreas. No caso da BR-163, foi um longo processo para melhorar a segurança dos motoristas e gerar um grande impacto no desenvolvimento econômico”, concluiu.
A reunião também contou com a presença da ex-deputada federal Rosa Neide, do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Luiz Gallo, do presidente do Conselho de Administração, Cidinho Santos, e outros representantes do conselho.

