Prefeitura realiza Dia D da Operação Telefone Sem Fio e retira mais de 1,5 tonelada de cabos no Centro de Cuiabá

0
43

Ação na Avenida Isaac Póvoas combate poluição visual e riscos à segurança e será ampliada para outros pontos da cidade

O Dia D da Operação Telefone Sem Fio 2026, promovido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), em parceria com a Energisa, ocorre neste domingo (8) na Avenida Isaac Póvoas. A expectativa é de que mais de 1,5 tonelada de fios irregulares seja retirada do local, garantindo mais segurança à população e reduzindo a poluição visual. A operação é contínua e, após o carnaval, deve avançar para outros trechos da região central, seguindo até a conclusão da limpeza em toda a extensão da via.

A retirada dos cabos segue critérios técnicos e normativos. Estão sendo removidos fios fora do padrão, como aqueles instalados abaixo da altura mínima de 4,5 metros, cabos próximos à rede energizada e materiais em desuso. Além de comprometerem a estética urbana, os fios irregulares oferecem riscos de curto-circuito, incêndios e acidentes envolvendo veículos e pedestres.

As operadoras de telefonia e provedoras de internet foram notificadas pela Energisa há cerca de 30 dias para identificar e retirar os cabos inativos, conforme a responsabilidade de cada empresa. O problema, inclusive, já foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Cuiabá.

“O que os responsáveis não fizeram, nós estamos fazendo. E a CPI não virou pizza, virou política pública, com resultado concreto e trabalho efetivo da Câmara”, afirmou a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares.

Durante a ação, moradores que passaram pela avenida elogiaram a iniciativa e defenderam a ampliação da operação para outros bairros da capital. “Tem que tirar tudo mesmo. Queria que fossem também na Avenida Filinto Müller, porque lá está feio de fio solto”, disse a moradora do bairro Quilombo, Anatália Silva Figueiredo. Já Flávia Cleia Silva Pinto, moradora do CPA, destacou a mudança no visual. “Ficou outro ambiente, parece até mais claro. Sem falar na sensação de segurança. Nos bairros também há muitos fios pendurados, seria importante levar essa ação para lá”, comentou.

O coordenador de Relacionamento da Energisa, Jorge Henrique Sírio, ressaltou que a operação é complexa, mas necessária. Segundo ele, o excesso de cabos irregulares representa risco de incêndio e pode comprometer a rede elétrica. “Fizemos fiscalizações e notificações, mas as empresas não responderam como deveriam. A sociedade não aguenta mais essa situação e quer uma solução. A Energisa está junto nesse trabalho e fará sempre que necessário, tanto em Cuiabá quanto no interior”, declarou.

Sírio também destacou o apoio da Prefeitura de Cuiabá, que disponibilizou estrutura com agentes de trânsito e de segurança pública, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, facilitando a execução da ação e a orientação à população.

Além do Dia D, a Energisa mantém um trabalho contínuo de regularização dos cabos de telecomunicação, com quatro equipes exclusivas atuando de forma permanente. As ações priorizam pontos críticos que oferecem risco à segurança. Em 2025, aproximadamente 13 toneladas de cabos irregulares foram retiradas em Cuiabá.

A população pode colaborar denunciando situações irregulares por meio do Web Denúncias da Sorp (sorp.cuiaba.mt.gov.br) ou pelo aplicativo da Energisa. “Escolhemos a região central por apresentar situações alarmantes e concentrar muitas reclamações. O Web Denúncias é georreferenciado, o que nos ajuda a identificar os pontos mais críticos e direcionar novas ações concentradas”, explicou a secretária Juliana Palhares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here