Projeto prevê orçamento de R$ 2,03 bilhões e inicia tramitação na Câmara Municipal
A Prefeitura de Várzea Grande protocolou, nesta segunda-feira (22), de forma antecipada, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026 no Poder Legislativo. A proposta será lida nesta terça-feira (23) durante sessão ordinária, dando início à análise pelas comissões permanentes da Câmara Municipal. O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 2.037.086.692,91.
Conforme a Lei Orgânica do Município (LOM), o prazo final para entrega seria 31 de setembro. Para a secretária municipal de Planejamento, Drielli Martinez, a primeira proposta de LOA da atual gestão reflete o compromisso com a destinação eficiente dos recursos públicos. “Este orçamento representa o compromisso da atual gestão com a população várzea-grandense, pois nele está detalhado o que queremos para o futuro do nosso município”, afirmou.
O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, destacou que a peça orçamentária foi construída com base nos princípios da transparência e eficiência. “O ano de 2025 tem sido desafiador, pois estamos executando um orçamento que não foi elaborado por nós. Agora entregamos um orçamento construído não apenas pela gestão, mas também com a participação da população várzea-grandense”, disse.
Ele reforçou que todas as peças orçamentárias — PLO, PLDO e PPA — foram entregues dentro do prazo e de forma antecipada, evidenciando o compromisso da administração municipal.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o principal instrumento de planejamento das receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro, autorizando previamente a execução das ações governamentais no período estabelecido.

