29 C
Cuiabá
sábado, 13 dezembro 2025
HomeCidadesPrefeitura de Várzea Grande lança programa Acelera Saúde VG para agilizar cirurgias...

Prefeitura de Várzea Grande lança programa Acelera Saúde VG para agilizar cirurgias eletivas

Date:

Related stories

Seduc premia professores destaques no ensino de inglês na rede estadual

Educadores vencedores do Prêmio Mais Inglês apresentam boas práticas...

Setasc alerta sobre golpe que usa nome do programa SER Família

Criminosos fazem falsas promessas de cestas natalinas e liberação...

Enchentes e deslizamentos deixam mais de mil mortos na Indonésia

Tempestades intensas provocam crise humanitária em Sumatra, com milhares...

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta sexta-feira (1º) o programa Acelera Saúde VG, com o objetivo de acelerar a realização de cirurgias eletivas de pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o lançamento no auditório do Univag, a prefeita Flávia Moretti (PL) afirmou que a saúde pública se tornou prioridade desde o início de sua gestão. Ela relembrou a visita ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal logo após assumir o cargo, quando se deparou com uma estrutura precária e em estado de abandono, sem equipamentos adequados e com pacientes nos corredores.

Segundo a prefeita, o novo programa representa uma ruptura com práticas antigas que impediam o avanço da saúde no município. “Estamos reconstruindo a saúde pública de Várzea Grande com seriedade, responsabilidade e compromisso com as pessoas. É uma nova história sendo escrita”, afirmou.

Até agora, mais de 37 mil procedimentos já foram realizados por meio do programa Fila Zero, gerando um faturamento superior a R$ 4 milhões e beneficiando milhares de pessoas que aguardavam por atendimento.

O Mutirão Acelera Saúde VG busca ampliar ainda mais esse alcance, tirando mais pacientes da fila e levando saúde, dignidade e qualidade de vida à população. O programa contempla cirurgias ortopédicas, ginecológicas, pediátricas, oftalmológicas e gerais, com a atuação de quatro unidades hospitalares: o Pronto-Socorro, a Maternidade, o Hospital Santa Rita e o Centro Mato-Grossense de Oftalmologia.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou o compromisso da iniciativa. “Sabemos o quanto é angustiante esperar por uma cirurgia, e o Acelera Saúde VG vem justamente para mudar essa realidade.”

A ação é uma extensão do programa estadual Fila Zero, lançado em Várzea Grande em março deste ano. Além de agilizar agendamentos, o programa realiza uma busca ativa de pacientes para garantir a atualização do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), essencial para o contato e agendamento dos procedimentos.

A subsecretária Erika Carvalho reforçou a importância dessa atualização. “Muitas vezes não conseguimos localizar os pacientes porque os números de telefone estão desatualizados ou desativados, o que atrasa ainda mais o processo.”

Para garantir acesso aos serviços, os pacientes devem manter atualizados seus dados no Cartão SUS, especialmente o número de celular, CPF e endereço completo com CEP. O cartão é o principal meio de comunicação entre o sistema de saúde e o cidadão para marcação de consultas, exames e cirurgias.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here