Prefeitura de Cuiabá realiza demolição de construções irregulares em áreas públicas

0
75

Ações no Morada da Serra devolvem espaços à comunidade e reforçam segurança de moradores

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizou nesta segunda-feira (04) a demolição de construções irregulares nos residenciais Ilza Terezinha Picolli e Pádova, localizados no bairro Morada da Serra. Com essas ações, chega a 36 o número de edificações demolidas em áreas públicas da capital somente em 2025.

A operação contou com apoio das Secretarias Municipais de Obras e de Segurança Pública, da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e da concessionária Energisa. No caso do Residencial Ilza Terezinha Picolli, a intervenção devolveu uma área pública destinada originalmente à implantação de equipamentos comunitários, que vinha sendo usada como ponto de consumo de drogas e abrigo de criminosos.

“Essa ocupação irregular gerava medo entre os moradores, especialmente entre famílias que passam pelo local com crianças a caminho da escola. Agora, com a demolição, damos um passo importante para que o espaço volte a atender à comunidade com segurança”, afirmou a secretária de Ordem Pública.

Durante a operação, a Energisa realizou o desligamento da energia elétrica para evitar ligações clandestinas, e todo o entulho foi recolhido pela Secretaria de Obras.

Morador da Rua J há 18 anos, Alcides Bosco Ferreira destacou que o local era um ponto crítico de insegurança. “Esse era o ponto final das linhas 309 e 390. Motoristas tinham receio de parar aqui. Era comum ver jovens se drogando, o que representava um grande risco. Com a demolição, esperamos que isso mude”, relatou.

O diretor da CEMEI Paulo Ronan, Keitel Jorge Moreira Júnior, também apontou os efeitos da ocupação irregular na rotina da creche. Segundo ele, a limpeza do local deve proporcionar mais segurança às crianças e tranquilidade aos pais. “Tínhamos problemas com mau cheiro, lixo e até furto de água vindo da construção”, contou.

Outra área irregular, localizada na Avenida das Hortênsias, também foi desocupada. O local havia sido cercado e abandonado por um particular, acumulando entulhos e animais peçonhentos. “Tentamos notificar o responsável, mas como não houve retorno, realizamos a limpeza com apoio da Secretaria de Obras”, explicou Érico César de Arruda e Silva, coordenador de Regulação e Fiscalização de Obras.

Demolições em outras regiões

Além das ações no Morada da Serra, a Secretaria de Ordem Pública também demoliu três construções em uma praça no bairro Parque Geórgia, uma lanchonete irregular no bairro Porto, 12 edificações em fase inicial em área verde da Rua N (Ilza Terezinha), e 18 estruturas irregulares em áreas públicas e comunitárias no Jardim Imperial II.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here