A Prefeitura de Cuiabá participou da operação integrada “Aconchego”, deflagrada nesta terça-feira (8) pela Polícia Civil de Mato Grosso, com apoio de outras forças de segurança do Estado. A ação teve como foco a fiscalização, a inclusão social e a garantia de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) atuou em cinco estabelecimentos comerciais, dos quais um estava fechado e quatro apresentaram a documentação e os licenciamentos necessários. Em um deles, porém, foram encontrados produtos com validade vencida, que foram apreendidos pelo Procon Municipal. O estabelecimento foi autuado, e foram lavrados um Auto de Apreensão e um Auto de Infração, além da abertura de processo administrativo.
O secretário adjunto de Regulação e Fiscalização da Sorp, Robson Pereira dos Santos, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Segundo ele, a atuação conjunta contribui para resultados positivos, com foco na legalidade e na orientação aos comerciantes para adequação às normas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência montou uma estrutura de acolhimento no Ginásio Dom Aquino, oferecendo triagem e serviços básicos de saúde, banho, alimentação e orientação para pessoas em situação de rua. Para a secretária Hélida Vilela, o objetivo é promover cuidado humanizado e garantir acesso aos direitos fundamentais. “Não se trata apenas de retirar pessoas das ruas, mas de enxergá-las como cidadãos com histórias e sonhos interrompidos”, afirmou.
Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu porções de drogas e uma grande quantia em dinheiro boliviano, encontrada em um estabelecimento alvo de mandado de busca e apreensão. O responsável foi encaminhado à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) para prestar esclarecimentos. Segundo o delegado Cláudio Álvares, além de reprimir a criminalidade, especialmente na região do Beco do Candeeiro, a operação também promoveu abordagens sociais com uso de um ônibus de apoio.
Ao todo, 15 pessoas em situação de rua foram levadas ao Ginásio Dom Aquino, onde receberam vacina contra a gripe e outros atendimentos oferecidos pela Prefeitura. A Secretaria da Mulher doou 100 peças de roupas da campanha Armário Solidário e realizou ações de orientação sobre violência de gênero. Equipes dos CAPS Adolescer e CAPS II prestaram assistência psicológica e social. Também participaram da operação as secretarias municipais de Segurança Pública, Comunicação e Esporte e Lazer.
A ação contou ainda com o apoio do coronel Jose Nildo Oliveira, subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, do tenente-coronel Marcelo Moraes, comandante da Companhia Centro da PM, de integrantes do projeto “Anjos da Madrugada” da Igreja Universal, do Corpo de Bombeiros Militar, da Politec e da Polícia Penal.

