Na tarde desta terça-feira (12), a Prefeitura de Cuiabá informou que diversos pontos de alagamento foram registrados na cidade, mobilizando equipes da Defesa Civil que já estão em atuação. Até o momento, não houve registro de vítimas ou de alagamentos em residências. As áreas mais atingidas incluem a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA), onde ocorrem obras de implantação do BRT, e a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), que recentemente passou por um mutirão de limpeza.
O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, destacou que a grande quantidade de terra acumulada em ambos os sentidos da Av. CPA, devido às obras, torna necessário acionar a empresa responsável, contratada pelo governo estadual, para realizar uma limpeza intensiva, incluindo a remoção de entulhos e o desentupimento de bueiros.
“Devido ao acúmulo de terra na via, as ações de limpeza precisarão ser mais amplas. A Prefeitura de Cuiabá adotará as medidas necessárias para evitar maiores transtornos à população”, afirmou Stopa.
Ele também destacou que a equipe de Obras Públicas mantém um trabalho diário de limpeza nos bueiros, embora reconheça que a infraestrutura de drenagem em Cuiabá, uma cidade tricentenária, enfrenta desafios históricos que intensificam os pontos de alagamento.
Segundo Ozéias Souza, diretor da Defesa Civil de Cuiabá, foram registrados 32 milímetros de chuva em apenas duas horas. As equipes continuam monitorando áreas de risco, como margens de córregos, para garantir a segurança dos moradores.




