Medida fortalece transparência, facilita acesso da população e garante controle social sobre o atendimento de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza de forma permanente as escalas de plantão médico de todas as unidades públicas de saúde da capital. A iniciativa tem como objetivo ampliar a transparência na gestão pública, fortalecer o controle social e facilitar o acesso da população às informações sobre os profissionais em atendimento nas unidades.
A consulta pode ser feita tanto presencialmente — com afixação das escalas na entrada das unidades — quanto de forma digital, por meio do Portal da Transparência da Prefeitura. Essa ferramenta permite ao cidadão acompanhar em tempo real os horários e nomes dos profissionais de plantão, promovendo maior segurança e autonomia na busca por atendimento.
Segundo o secretário adjunto de Atenção Secundária, Israel Paniago, a medida representa um avanço no relacionamento com o usuário do SUS. “Esse fluxo proporciona mais segurança para o cidadão e uma importante garantia de atendimento. O usuário pode se informar previamente sobre os plantões e, se necessário, tomar decisões mais assertivas sobre onde buscar assistência. Eventuais imprevistos são atualizados simultaneamente nas escalas, garantindo sempre informações reais e atualizadas”, explicou.
As escalas físicas estão expostas em local visível nas unidades de saúde e, para consulta online, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da Prefeitura de Cuiabá: www.cuiaba.mt.gov.br
- No menu principal, clique em “Portal da Transparência”
- Vá até “Serviços ao Cidadão”
- Clique em “Escala de Plantão de Médicos”
- Selecione a unidade de saúde desejada para visualizar as informações completas
O acesso também pode ser feito diretamente pelo link:
http://transparencia.cuiaba.mt.gov.br/portaltransparencia/transparencia/#/servicos
A ação está alinhada com os princípios de uma gestão pública participativa, eficiente e responsável, aproximando os serviços da realidade da população cuiabana.