Prefeitura avança no diálogo para fortalecimento do Centro Histórico de Cuiabá

0
25

Reunião apresenta diretrizes do Plano Diretor e define ações integradas de preservação, mobilidade e desenvolvimento econômico

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou mais uma reunião voltada às tratativas para o Centro Histórico de Cuiabá. O encontro reuniu representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Muxirum Cuiabano, Associação Amigos do Centro Histórico, Polícia Militar, Instituto Vilela, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), comerciantes da região, entre outros, na Associação Comercial de Cuiabá. Uma nova reunião foi agendada para 15 de fevereiro de 2026, mantendo o cronograma de diálogo para avançar nas ações.

Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes gerais e específicas do Plano Diretor para o Centro Histórico, que propõe uma atuação integrada voltada à preservação do patrimônio histórico, qualificação do espaço urbano, estímulo ao turismo e à economia local, além de melhorias na gestão, mobilidade, segurança e sustentabilidade ambiental da área.

Entre os eixos discutidos estão a proteção da paisagem e dos bens históricos, culturais e artísticos; a preservação de recursos naturais e mananciais; o incentivo à mobilidade; o fortalecimento da segurança pública; e a implantação de sistemas de videomonitoramento.

Como projeto estruturante, foi destacada a proposta de transformar o Parque Antônio Pires de Campos (Morro da Luz) em um jardim botânico de Cuiabá, integrando história, cultura, preservação ambiental, lazer e valorização do espaço urbano.

Também foi apresentado um projeto piloto para a implantação de um sistema de informações do Centro Histórico, com cadastro completo de imóveis, usos, fachadas e arborização urbana. Além disso, foram debatidos sistemas de coleta seletiva, logística reversa e a fiscalização urbanística permanente, em conformidade com a legislação vigente.

Ao final, os participantes reforçaram que o Plano Diretor busca consolidar o Centro Histórico como um território vivo, funcional e integrado ao desenvolvimento da cidade, conciliando preservação patrimonial, dinamização econômica e melhoria da qualidade urbana.

“O comprometimento precisa ser ampliado, não apenas da gestão municipal, considerando o interesse coletivo na preservação do patrimônio, na requalificação urbana e na vida econômica dessa área tombada. Estamos evoluindo, e as ideias serão concretizadas com o empenho de todos. Defendemos ações contínuas e permanentes, como a criação de uma diretoria específica para o patrimônio histórico, voltada exclusivamente ao Centro Histórico”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here