Prefeito de Várzea Grande demite diretor do DAE-VG preso em operação contra corrupção

0
220

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), anunciou a demissão de Alessandro Macaubas Leite de Campos, diretor comercial do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), preso nesta sexta-feira (20) durante a Operação Gota d’Água, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil de Mato Grosso. Leite, servidor de carreira de outra pasta, será alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), juntamente com outros servidores efetivos. Os funcionários comissionados envolvidos nas irregularidades foram exonerados.

A medida do prefeito será implementada pelo presidente do DAE, Carlos Alberto Simões de Arruda, que denunciou as suspeitas de corrupção em 2022. A investigação revelou que desde 2019, o DAE-VG teria acumulado um prejuízo de aproximadamente R$ 11,3 milhões devido a práticas fraudulentas.

Na manhã desta sexta-feira, o Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo) determinou a suspensão de 13 servidores da Diretoria Comercial do DAE-VG, além de autorizar 11 prisões preventivas, o sequestro de bens, bloqueio de valores e outras medidas cautelares. Até o momento, nove pessoas foram presas e duas seguem foragidas.

Entre os detidos está o vereador Pablo Pereira (União Brasil), que também teve seu gabinete alvo de buscas e apreensões. Pereira, candidato à reeleição, e Alessandro Macaubas Leite de Campos, diretor comercial do DAE, foram flagrados pela operação. Campos foi visto em vídeos sendo conduzido algemado por equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE).

As investigações apontam que servidores do DAE cobravam ilegalmente valores para realizar serviços que deveriam ser prestados gratuitamente pela autarquia. Além disso, auditorias revelaram que houve exclusão ilegal de débitos e reduções indevidas de valores nas faturas em troca de pagamentos ilegais aos servidores envolvidos.

A lista de alvos da Operação Gota d’Água inclui, além de Alessandro Macaubas Leite de Campos, outros servidores como Leandro Humberto de Araujo, Mário Sales Rodrigues Júnior, Anderson Kleiton Corrêa Botelho, Aguinaldo Lourenço da Costa Silva, Cíntia Izabel Felfili, Giliard José da Silva, Elizelle Fátima Gomes de Moraes, João Victor Ferreira de Campos, Clébio Vilias Gonçalves, Anderson de Lima Barros, Édson Ribeiro dos Santos, Josiel Pereira, Pedro Ferreira dos Santos e Everton da Silva.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here