Policiamento reforçado para garantir a segurança no Carnaval de Mato Grosso

0
116

Mais de 3.500 policiais militares e civis foram mobilizados para assegurar a tranquilidade dos foliões durante as festividades de Carnaval em Mato Grosso. A operação começou no dia 21 de fevereiro, com o Desfile dos Blocos e Escolas de Samba na Arena Pantanal, em Cuiabá, e seguirá até a terça-feira (4.3), abrangendo diversos bairros da capital e municípios do estado.

Reforço no policiamento

A Polícia Militar intensificou o patrulhamento tático, ostensivo e repressivo em áreas de grande circulação e pontos onde ocorrem eventos carnavalescos. No dia 21, foi deflagrada a Operação Tolerância Zero – Edição Carnaval 2025, mobilizando 1.200 policiais em 13 municípios com programação oficial de Carnaval.

As cidades contempladas com o reforço são: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Barra do Garças, Acorizal, Cotriguaçu, Lucas do Rio Verde, Santa Terezinha, Canabrava do Norte, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento.

Na Baixada Cuiabana, aproximadamente 300 policiais militares reforçam o policiamento diário durante a programação festiva. Além dos batalhões de área, atuam no esquema de segurança equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA), além das companhias de Força Tática e Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

Estratégia e Operação Tolerância Zero

O subchefe do Estado-Maior, coronel José Nildo, destacou que o policiamento foi estrategicamente distribuído para fortalecer a segurança nas principais cidades que realizam o Carnaval em Mato Grosso. “A programação teve início em Cuiabá, com o desfile das escolas de samba e blocos na Arena Pantanal. Agora, seguimos com a operação nas cidades da Baixada Cuiabana, onde há festas tradicionais. Nosso objetivo é garantir a segurança da população e prevenir crimes em locais com grande concentração de foliões. A Polícia Militar estará atenta ao policiamento específico do evento, sem descuidar das operações diárias já em andamento”, afirmou o coronel.

Atuação da Polícia Civil

A Polícia Civil mobilizou um efetivo de 2.357 agentes, incluindo investigadores, escrivães e delegados, que atuarão em unidades da região metropolitana e no interior do estado entre sexta-feira (28) e terça-feira (4). A operação contará com equipes de plantão nas delegacias e agentes de sobreaviso para atendimentos emergenciais.

“A Polícia Civil de Mato Grosso está pronta e organizada para que os mato-grossenses e visitantes possam aproveitar ou descansar no Carnaval de 2025 com segurança e tranquilidade”, afirmou a delegada-geral, Daniela Maidel.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here