Agentes cumprem mandados de busca e apreensão em Corumbá (MS)
Nesta quinta-feira (10), a Polícia Federal (PF) cumpriu três mandatos de busca e apreensão no âmbito da Operação Arraial São João, que visa combater crimes como incêndio, desmatamento, exploração ilegal de terras da União, grilagem e associação criminosa na região de Corumbá, Mato Grosso do Sul.
As investigações apontam que a área afetada pelos incêndios é alvo recorrente de crimes e, posteriormente, utilizada para grilagem, com fraudes envolvendo órgãos governamentais. Há declarações de que a área devastada também é usada para o manejo irregular de gado proveniente da Bolívia.
De acordo com a PF, a perícia constatou que cerca de 30 mil hectares do bioma Pantanal foram destruídos pelo fogo, resultado da ação dos investigados. O impacto das queimadas foi amplamente repercutido, já que o auge dos incêndios ocorreu durante o Arraial São João, tradicional festa junina de Corumbá, gerando imagens dramáticas das margens do Rio Paraguai em chamas.
Os investigados poderão ser responsabilizados por crimes como provocação de incêndio em mata ou floresta, desmatamento e exploração econômica de área pública, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.

