Ação conjunta flagra situação de maus-tratos no Bairro Centro Sul; cinco pessoas são presas
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), e a Secretaria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá resgataram, nesta terça-feira (16), dezenas de animais mantidos em situação de maus-tratos em um canil clandestino no Bairro Centro Sul, em Cuiabá.
As equipes chegaram ao local após denúncias e foram recebidas pela proprietária, de 58 anos. No interior da residência, encontraram um cenário degradante, com sujeira extrema e falta de controle sanitário. A mulher alegou ter apenas 10 cães, dizendo que os demais eram de seu filho, de 38 anos, já preso em 2024 por maus-tratos em situação semelhante.


A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para avaliar o local. Ao todo, 59 dos 70 cachorros encontrados foram resgatados, seis deles em estado crítico e necessitando de atendimento veterinário imediato. O restante deve ser retirado ainda hoje. Também foram localizados dezenas de hamsters, gerbils, aves e galinhas em condições precárias, com relatos de animais alimentando-se uns dos outros.
Diante do cenário, a proprietária, seus três filhos — dois homens, de 24 e 38 anos, e uma mulher de 24 anos — e o genro, de 29 anos, foram presos em flagrante e levados para a Dema. Eles responderão por maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, além de crimes ambientais por manter atividade potencialmente poluidora sem licença.



