Operação da Derf-VG recuperou aparelhos roubados ou furtados em Várzea Grande neste ano
A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (22) a Operação Blocksignal, que resultou na recuperação de 20 aparelhos celulares roubados e furtados, avaliados em R$ 27 mil, em Várzea Grande. Dezesseis pessoas foram presas em flagrante por receptação.
Entre os casos atendidos na operação, está um roubo ocorrido no dia 1º de maio em um posto de combustíveis no bairro Centro Sul. Um assaltante armado rendeu os funcionários, levando dinheiro do caixa e o celular de uma das vítimas.
Outro celular foi recuperado após ter sido roubado no dia 28 de abril, quando uma mulher foi abordada e ameaçada com uma arma de fogo no bairro Canelas. Já no bairro São Simão, um aparelho avaliado em R$ 1,6 mil foi roubado durante a invasão de uma residência em 10 de abril. Houve ainda o caso de uma vítima furtada dentro de um ônibus em 18 de junho, que também teve seu celular recuperado.
A delegada Elaine Fernandes de Souza, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), destacou a gravidade da receptação: “Enquanto o receptador se enriquece com o produto do crime, a vítima sofre inúmeros prejuízos, já que o celular hoje é mais que um meio de comunicação – é ferramenta de trabalho para muitos.”
Ela também alertou para os riscos decorrentes do furto de aparelhos, como o acesso a dados pessoais, contas bancárias e até casos de extorsão.
Além das prisões, a operação reforça a atuação da Polícia Civil no combate à receptação de celulares na região metropolitana.