Ação integrada com Goiás mira grupo que aplicava golpes milionários na venda de grãos
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, na manhã desta terça-feira (7), 36 ordens judiciais durante a Operação Agrofraude, deflagrada em apoio à Polícia Civil de Goiás e autorizada pela 2ª Vara das Garantias de Goiânia (GO).
A ação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa envolvida em estelionato qualificado por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão.
As investigações identificaram mais de 40 pessoas envolvidas, distribuídas em nove estados — Amazonas, Acre, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso — com alvos localizados em Cuiabá, Várzea Grande e Campo Verde.
O grupo aplicava golpes do falso intermediário na comercialização de grãos de milho, causando prejuízo estimado em R$ 1 milhão às últimas vítimas, na região de Rio Verde (GO). No total, a quadrilha teria movimentado mais de R$ 120 milhões nos últimos cinco anos.
Em Mato Grosso, a operação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, com apoio de unidades da Diretoria de Atividades Especiais (DAE) e da Diretoria Metropolitana. A ação mobilizou 85 policiais civis e 19 viaturas.