Atletas profissionais aprovam estrutura que será palco da final nacional em dezembro
As pistas de skate do Parque Novo Mato Grosso foram testadas neste fim de semana por atletas profissionais, em preparação para a final do Campeonato Brasileiro de Skate, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de dezembro, no local. Entre os participantes esteve o renomado skatista Lucas Xaparral, detentor de diversos títulos nacionais e internacionais, como Melhor Skatista Pro, Skatista do Ano e Campeão do X-Games.
“Consegui andar em tudo, principalmente na pista de street, que é a minha especialidade. A pista está perfeita, muito bem feita e com proporções excelentes. É a maior pista em que já estive na vida. Quando tudo estiver finalizado, será o sonho de muitos skatistas andar aqui”, afirmou Xaparral, elogiando a qualidade do espaço.

O Skate Park é um dos principais atrativos do Parque Novo Mato Grosso, empreendimento construído pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par). O complexo está sendo desenvolvido para se tornar o maior parque multieventos da América Latina.
De acordo com o presidente da MT Par, Wener Santos, o espaço reforça o caráter democrático do esporte, acessível a diferentes idades, gêneros e níveis de habilidade: “Queremos que o parque seja um local para toda a família. O Skate Park reflete esse princípio, pois foi projetado para receber tanto iniciantes quanto atletas profissionais, além de sediar grandes eventos”, destacou.
O CEO da Overall Engenharia, Raphael Humberto, explicou que o projeto inclui equipamentos voltados a iniciantes, praticantes de simuladores de surf e modalidades olímpicas do skate, o que deve fomentar o esporte em Cuiabá e ampliar as oportunidades de prática e aprendizado.
Para o presidente da Federação Mato-grossense de Skate, Bob Peron, a estrutura já é considerada um marco para o esporte e tem atraído olhares de outros estados: “A estrutura impressiona e inspira investimentos em outras regiões do país. Mato Grosso está dando exemplo e fortalecendo o skate nacional”, afirmou.
Os testes foram realizados sem a presença de público, mas serviram como prévia para o Campeonato Brasileiro, que reunirá cerca de 150 atletas profissionais no Parque Novo Mato Grosso, consolidando o estado como um novo polo de destaque no cenário do skate brasileiro.