O Palmeiras conquistou pela terceira vez consecutiva o título do Campeonato Paulista! Neste domingo, no Allianz Parque, o Verdão derrotou o Santos por 2 a 0 no jogo decisivo da grande final, assegurando assim o título estadual. Os gols foram marcados por Raphael Veiga e Aníbal Moreno. No primeiro confronto, o Peixe venceu por 1 a 0. Com isso, o placar agregado ficou em 2 a 1 para os palestrinos.
Dessa forma, o Alviverde alcançou seu 26º título do Campeonato Paulista, tornando-se o segundo clube com mais conquistas, ficando apenas atrás do Corinthians, que possui 30 títulos. Enquanto isso, o Santos permanece com 23 títulos.
Além disso, esta é apenas a segunda vez na história que o Palmeiras ergue o troféu do Paulistão por três anos consecutivos, repetindo o feito de 1932, 1933 e 1934.
O próximo compromisso do Palmeiras será na quinta-feira, quando enfrentará o Liverpool-URU pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, no Allianz Parque, às 21 horas (horário de Brasília).
Por outro lado, o Santos fará sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro no final de semana dos dias 20 e 21, contra o Paysandu, na Vila Belmiro. A CBF ainda não divulgou os detalhes da rodada.
O Jogo
Precisando marcar, o Palmeiras começou pressionando nos primeiros minutos. No entanto, foi o Santos quem chegou com perigo primeiro. Aos cinco minutos, Otero recebeu pela direita em um rápido contra-ataque e tentou o chute, mas foi bloqueado. Na sobra, Pituca chutou com qualidade, exigindo uma grande defesa de Weverton.
O Verdão respondeu imediatamente. Após um cruzamento na área, Veiga dominou e Mayke finalizou com força. A bola passou por João Paulo, mas Gil apareceu para afastar em cima da linha.
A partir daí, o Palmeiras passou a dominar a posse de bola, porém encontrava dificuldades para criar oportunidades claras de gol. Enquanto isso, o Santos começou a se soltar e buscar o ataque. Aos 23 minutos, João Schmidt teve uma boa chance, mas teve seu chute bloqueado.
Então, aos 27 minutos, o Palmeiras aproveitou um contra-ataque. Weverton fez um lançamento rápido para Endrick, que foi derrubado por João Paulo dentro da área. O árbitro Raphael Claus consultou o VAR e assinalou o pênalti. Na cobrança, Veiga abriu o placar para os donos da casa.
Aos 35 minutos, quase saiu o segundo gol. Endrick foi acionado na área e tocou para Mayke, que cruzou rasteiro. Lázaro tentou de letra, mas errou o chute. Nos acréscimos, Piquerez arriscou um chute de fora da área e João Paulo defendeu para escanteio. Na cobrança, Endrick cabeceou com perigo.
No início do segundo tempo, o Santos tentou se lançar mais ao ataque. Aos dois minutos, Otero cobrou uma falta perigosa, mas Weverton defendeu. O Palmeiras respondeu logo em seguida. Endrick avançou pela direita e cruzou para Aníbal Moreno, que finalizou por cima do gol.
O jogo permaneceu aberto. Aos seis minutos, Guilherme iniciou um ataque pela esquerda, invadiu a área e finalizou, mas parou no goleiro adversário. No lance seguinte, Piquerez arriscou de longe e acertou a trave.
Aos 12 minutos, o Santos teve uma boa chance. Morelos recebeu na entrada da área e a bola chegou até Otero, que tentou duas vezes. A primeira foi bloqueada pela defesa e na segunda, Mayke afastou em cima da linha.
Aos 20 minutos, o Palmeiras quase marcou o segundo gol. Luis Guilherme avançou pela esquerda, mas foi bloqueado por Gil. No rebote, Endrick chutou para fora.
E aos 21 minutos, saiu o segundo gol do Palmeiras. Após um cruzamento para a área, Flaco desviou para Aníbal Moreno, que completou para o fundo das redes.
Em desvantagem, o Santos pressionou em busca de um gol que mudasse a partida. A equipe explorou as jogadas aéreas, mas teve dificuldades para criar chances claras de gol.
Do outro lado, o Palmeiras quase ampliou aos 42 minutos. Luis Guilherme iniciou um contra-ataque e tocou para Mayke, que estava livre na área. No entanto, o lateral chutou em cima do goleiro.
Nos minutos finais, o Santos se lançou ao ataque, mas não conseguiu reverter a vantagem do Palmeiras, que se sagrou campeão paulista pelo terceiro ano consecutivo.
