Investigações identificaram envolvimento do grupo em oito homicídios (tentados e consumados), o tráfico de drogas e o comércio de armas no município
Na manhã desta quarta-feira (13/11), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Nova Mutum (Derf-NM), deflagrou a Operação Ponto Final, voltada a cumprir 37 ordens judiciais contra uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, comércio de armas e homicídios, tanto consumados quanto tentados, no município.
A operação executou 17 mandados de busca e apreensão domiciliar e 20 mandados de prisão preventiva, resultando, até o momento, no cumprimento de 16 mandados de prisão e em seis prisões em flagrante. Os alvos pertencem a uma organização criminosa que vinha promovendo esses crimes na cidade.
As investigações realizadas pela Derf de Nova Mutum esclareceram quatro homicídios qualificados consumados e quatro tentativas de homicídio, além de revelar a estrutura de tráfico de entorpecentes, os integrantes do grupo criminoso e o comércio ilegal de armas de fogo. O trabalho resultou na conclusão de 11 inquéritos e no indiciamento de diversos envolvidos, incluindo líderes da organização que atuam a partir de Cuiabá e Várzea Grande.
Uma equipe da Derf-NM, sob a coordenação do delegado Guilherme Pompeo Pimenta Negri, conduziu ações na região metropolitana, realizando buscas em seis locais e cumprindo mandados de prisão com o apoio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Gerência de Operações Especiais (GOE).
Em Nova Mutum, outra equipe da Derf-NM, coordenada pelo delegado Rodrigo Rufato, executou 11 mandados de busca e apreensão com o apoio de várias delegacias locais e regionais, incluindo as delegacias de Tapurah, Lucas do Rio Verde, Arenápolis, Nortelândia, São José do Rio Claro e Diamantino. Durante as buscas, foram apreendidas cinco armas de fogo, incluindo revólveres e pistolas de diversos calibres, além de porções de entorpecentes, como maconha e cocaína.
Contra o principal alvo, líder do grupo criminoso, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva por comércio ilegal de armas, tráfico de drogas, quatro tentativas de homicídio qualificado e três homicídios consumados. O suspeito também foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. As equipes contaram com o suporte da Diretoria de Inteligência e do Núcleo de Inteligência de Nova Mutum.



