Operação mira braço de esquema nacional de golpes virtuais em Várzea Grande

0
41

Polícia Civil de Mato Grosso cumpre mandado em apoio à investigação sobre falsas pousadas de luxo em Fernando de Noronha

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta sexta-feira (13), mandado de busca e apreensão em Várzea Grande, em apoio à Polícia Civil de Pernambuco, dentro da 2ª fase da Operação Mar de Fraude. A ação investiga uma organização criminosa especializada em golpes virtuais e lavagem de dinheiro.

O mandado foi expedido pela Vara Única de Fernando de Noronha e tem como objetivo apreender dispositivos eletrônicos e documentos que possam identificar novos integrantes da rede criminosa. Em Mato Grosso, os trabalhos foram executados pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG). Também houve cumprimento de ordens judiciais em Pernambuco, Paraíba e Paraná.

As investigações começaram em junho de 2024. Na primeira fase da operação, foram bloqueados cerca de R$ 1 milhão em bens e valores, além do cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão em Pernambuco, Mato Grosso e Paraíba.

O esquema

De acordo com as apurações, o grupo criava anúncios falsos de pousadas de luxo em Fernando de Noronha, atraindo turistas de todo o país com ofertas divulgadas em sites e redes sociais. As vítimas realizavam pagamentos por reservas inexistentes e, posteriormente, descobriam que haviam sido enganadas.

Para dificultar o rastreamento do dinheiro, os investigados utilizavam contas de terceiros e empresas de fachada para pulverizar os valores obtidos.

Atuação em Mato Grosso

Nesta segunda fase, um dos investigados residente em Várzea Grande é apontado como responsável por oferecer suporte logístico e financeiro ao esquema. A ação busca reunir provas que ampliem o alcance das investigações e identifiquem outros possíveis envolvidos na organização criminosa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here