Operação Férias Seguras fiscaliza comércios e serviços em Mato Grosso e apreende pneus irregulares

0
64

Ação preventiva inspecionou itens com grande circulação no comércio e nas estradas durante o mês de julho

Entre os dias 7 e 11 de julho, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e delegado do Inmetro, realizou a Operação Especial Férias Seguras. A ação teve como foco fiscalizar produtos e serviços com alta demanda durante o período de férias, com ênfase em itens ligados à segurança no trânsito e ao consumo doméstico.

Ao todo, 25 estabelecimentos comerciais foram inspecionados, resultando na verificação de mais de mil produtos, como pneus novos para motocicletas, capacetes, cadeirinhas infantis, colchões de espuma, colchonetes e colchões de mola. A operação também vistoriou oito empresas prestadoras de serviços, como oficinas que trabalham com instalação de GNV, requalificação de cilindros e reforma de pneus.

Durante as inspeções, foram apreendidos 29 pneus reformados para motocicletas e motonetas, o que é proibido pela Resolução nº 158/2004 do Contran. A norma visa preservar a segurança dos condutores ao proibir o uso de pneus reformados, remoldados ou recapados em ciclomotores, motocicletas e triciclos.

O diretor de Avaliação da Conformidade do Ipem, Bento Bezerra, destacou que a medida é essencial para proteger a vida dos motociclistas, uma vez que veículos de duas rodas têm menor estabilidade e estão mais vulneráveis a acidentes.

Nas empresas fiscalizadas, os agentes verificaram a presença de profissional responsável, as condições dos equipamentos utilizados e se os componentes apresentavam o selo de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

A Operação Férias Seguras integra o calendário anual do Inmetro e é executada por seus órgãos delegados em todo o país. Segundo Bento Bezerra, a iniciativa é fundamental para garantir que os componentes utilizados em veículos tenham a qualidade necessária para não oferecer riscos a condutores e usuários das vias públicas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here