Neste domingo (13), mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, capital do Líbano, trazendo 220 brasileiros de volta ao país. A aeronave KC-30, parte da Operação Raízes do Cedro, partiu às 12h (horário de Brasília) e fará uma escala para reabastecimento em Lisboa, Portugal, antes de pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta segunda-feira (14).
Entre os passageiros estão dez crianças de colo e dois animais de estimação. Este é o quinto voo de repatriação, elevando o total de brasileiros resgatados para 1.105, além de 13 animais.
A Operação Raízes do Cedro foi iniciada após os intensos ataques aéreos e a ofensiva terrestre de Israel contra o Hezbollah, grupo político e armado baseado no Líbano. O nome da operação faz referência ao cedro, árvore símbolo da bandeira libanesa.
De acordo com o governo brasileiro, cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano, e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estima que cerca de 3 mil desejam ser repatriados através dos voos da FAB.
O voo deste domingo também levou a quarta carga de donativos ao Líbano, que saiu do Brasil no sábado (12). Foram transportadas 1,4 mil cestas básicas e 6,9 mil embalagens de medicamentos, doados pela Associação Unidos pelo Líbano, uma iniciativa da comunidade libanesa no Brasil.
O MRE, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, continua em contato com os brasileiros no Líbano, avaliando a necessidade de novos voos de repatriação, dependendo da situação de segurança no país. Para emergências, os números de plantão consular são +55 (61) 98260-0610 e +55 (61) 98313-0146, ambos disponíveis no WhatsApp.

