Onça-pintada é resgatada de poço desativado em fazenda de Mato Grosso após operação de 10 horas

0
97

Resgate do animal levou cerca de 10 horas e envolveu 12 profissionais

Na tarde de sexta-feira (11.10), uma onça-pintada macho adulta foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Santa Cruz do Xingu. O animal caiu em um poço desativado de cinco metros de profundidade, em uma fazenda na zona rural do município.

A operação de resgate durou cerca de 10 horas, desde a deslocação da equipe, que partiu de Cuiabá, até a retirada da onça. No total, 12 pessoas participaram da força-tarefa, incluindo veterinários, bombeiros, policiais e seguranças.

Eder Toledo, coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema-MT, foi acionado por uma clínica veterinária em Confresa e rapidamente especificada a logística para o resgate. “Com o auxílio da equipe do Ciopaer, partimos cedo, e, ao chegarmos, constatamos que a onça estava viva, mas apresentou sinais de drenagem e magreza”, explicou.

A equipe de bombeiros desceu até o poço e içou uma vez, que já havia sido sedada por membros da ONG Ampara Silvestre. Marcas de unhas nas paredes do poço indicavam que o animal saía sozinho, mas acabou desistindo por cansaço.

O médico veterinário Jorge Salomão, que participou da operação, explicou que a onça apresentava danos, possivelmente causados ​​por outro animal. No entanto, a extensão dos danos só poderá ser confirmada após exames clínicos detalhados. “Apesar da queda específica, ainda precisamos de exames para avaliar as próximas medidas e acompanhar a evolução do animal”, disse.

Uma onça-pintada foi levada para o espaço da Ampara Silvestre, localizado na Estrada Parque Transpantaneira, onde recebeu cuidados da equipe multidisciplinar da Sema e da ONG. O resgate também contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e de policiais militares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here