OMS aprova vacina contra Mpox para uso emergencial

0
234

Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a aprovação da vacina LC16m8 para inclusão na lista de insumos de uso emergencial contra a mpox. Este é o segundo imunizante autorizado pela entidade para o controle da doença, que foi declarada emergência global em agosto.

De acordo com a OMS, em 2024, casos de mpox foram registrados em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas. A República Democrática do Congo é o epicentro da doença, concentrando a maior parte dos casos suspeitos.

Nas redes sociais, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que a vacina LC16m8 é a primeira aprovada para uso em crianças menores de 1 ano em regiões afetadas por surtos da doença.

“Este é um passo vital para proteger populações vulneráveis, principalmente crianças, à medida que a mpox continua a se espalhar”, afirmou Tedros.

Cenário Alerta na África

Tedros ressaltou que, nos últimos dois meses, metade dos casos suspeitos na República Democrática do Congo ocorreu em crianças menores de 12 anos. O país já ultrapassou 40 mil casos suspeitos em 2024, com 1,2 mil mortes confirmadas.

Além disso, a OMS alertou para a expansão dos surtos no Burundi e em Uganda, reforçando a necessidade de ações coordenadas para conter a disseminação da doença.

Reunião de Emergência

Para avaliar o cenário global da mpox, a OMS convocou uma reunião do comitê de emergência para sexta-feira (22). A entidade busca revisar as estratégias de resposta e garantir proteção às populações mais vulneráveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here