Netanyahu prevê ofensiva rápida em Gaza enquanto ONU cobra fim do sofrimento civil

0
245

Primeiro-ministro afirmou que a única escolha é “concluir o trabalho”

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (10) que espera concluir rapidamente uma nova ofensiva em Gaza, enquanto o Conselho de Segurança da ONU recebeu novos apelos para encerrar o sofrimento no enclave palestino. A declaração veio após o gabinete de segurança israelense aprovar, na sexta-feira (8), um plano para assumir o controle da Cidade de Gaza — medida duramente criticada internacionalmente.

Segundo Netanyahu, a ação terá como foco dois redutos remanescentes do Hamas e busca “concluir o trabalho” para derrotar o grupo e libertar os reféns israelenses. Ele disse que não pretende ocupar Gaza, mas criar um cinturão de segurança próximo à fronteira, transferindo a população para “zonas seguras” — medida que palestinos afirmam não garantir proteção no passado.

O chefe militar de Israel, porém, alertou que uma ofensiva ampliada pode colocar em risco a vida dos reféns e prolongar o conflito em uma guerra de guerrilha. Representantes de países europeus na ONU afirmaram que a fome já atinge Gaza e que o plano israelense agravará a crise humanitária.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, cinco pessoas, incluindo duas crianças, morreram de desnutrição nas últimas 24 horas, elevando para 217 o número de mortes por fome desde o início do conflito, sendo 100 crianças. Além disso, 23 palestinos teriam morrido durante lançamentos aéreos de ajuda humanitária, incluindo um menino de 14 anos atingido por uma caixa com mantimentos.

Netanyahu disse que trabalha com Washington para ampliar o envio de ajuda, inclusive por terra. Já o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, alertou que a invasão pode “se transformar em um Vietnã para os soldados israelenses” e defendeu atenção aos alertas do próprio exército israelense antes de avançar com tropas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here