Ação acontece nesta quinta e sexta-feira e busca reforçar estoques de sangue durante o recesso de fim de ano
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realiza uma campanha especial em parceria com a TV Centro América para reforçar os estoques de sangue no período de recesso de final de ano. Como incentivo, quem doar sangue nesta quinta e sexta-feira (18 e 19) ganhará uma inscrição para participar da 41ª edição da tradicional Corrida de Reis.
As doações serão feitas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio, na sede do MT Hemocentro, localizada na rua 13 de Junho, nº 1.055, das 7h30 às 18h, sem interrupção para o almoço.
De acordo com o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, a campanha solidária é realizada desde 2018, com exceção de 2021, quando foi suspensa em razão da pandemia, e sempre apresenta resultados positivos. “Vamos dar a oportunidade para atletas que não conseguiram se inscrever na corrida realizarem uma boa ação, ajudando o próximo por meio da doação de sangue, e ainda serem contemplados com a tão disputada inscrição”, afirmou.
A novidade desta edição é que a inscrição para a Corrida de Reis será efetivada diretamente no MT Hemocentro. Assim, o doador já sai da unidade oficialmente inscrito no evento, sem a necessidade de se deslocar posteriormente a um ponto parceiro, como ocorria em anos anteriores.
Segundo o diretor, a campanha é fundamental para reforçar os estoques neste período do ano, marcado por feriados prolongados, redução nas doações e aumento da demanda por sangue devido ao maior número de acidentes. Além disso, a ação também estimula a doação regular ao longo do ano e incentiva hábitos saudáveis na população.
A 41ª Corrida de Reis será realizada no dia 11 de janeiro, no Parque Novo Mato Grosso, com percurso de 10 quilômetros. A prova é exclusiva para participantes maiores de 18 anos até 31 de dezembro de 2025.
Serviço – Doação de sangue
Para doar sangue, o voluntário deve apresentar documento oficial com foto, pesar no mínimo 50 quilos, estar em bom estado de saúde e bem alimentado, não sendo permitido doar em jejum. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsável legal.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações, enquanto mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de três meses. Em cada doação são coletados até 450 ml de sangue. Recomenda-se evitar atividades físicas intensas e o consumo de bebidas alcoólicas no dia da doação.
O MT Hemocentro fornece comprovante de comparecimento para quem comparecer e não puder doar e atestado de doação para aqueles que realizarem a coleta, documento que pode ser utilizado para justificar ausência no trabalho.

