Morre Ary Toledo, ícone do humor brasileiro, aos 87 anos em São Paulo

0
218

Ele estava internado desde 2 de outubro

O humorista Ary Toledo faleceu na manhã deste sábado (12), em São Paulo, aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês desde o dia 2 de outubro e morreu em decorrência de uma pneumonia, conforme informado pelo hospital.

A família confirmou a notícia através das redes sociais do humorista: “Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós. .. Sentiremos a sua falta, mestre”, diz a publicação.

Nascido em Martinópolis, no interior de São Paulo, e criado em Ourinhos, Ary Toledo se mudou para a capital aos 22 anos, quando iniciou sua trajetória artística no Teatro de Arena. Cinco anos depois, embarcou na carreira humorística, que o levaria a se apresentar em diversas emissoras de televisão, como TV Tupi, Record e SBT, além de publicar vários livros de piadas.

O velório de Ary Toledo acontecerá no Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a partir das 14h de hoje, seguido por uma solenidade de despedida às 19h.

Em nota de pesar, a Secretaria de Comunicação destacou as palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que elogiou o talento e a disposição de Ary para fazer o povo brasileiro sorrir. A sua obra foi marcada pela irreverência e se manifestou em várias plataformas, como livros e discotecas.

A nota também relembra um episódio de resistência durante o regime militar. Em 14 de dezembro de 1968, Ary Toledo foi preso após fazer uma piada no Teatro de Arena que criticava o Ato Institucional Número 5: “Quem não tem cão, caça com gato. Quem não tem gato, caça com ato.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here