33 C
Cuiabá
domingo, 16 novembro 2025
HomeCulturaMocidade Alegre faz conexão entre Japão, Moçambique e Brasil com história de...

Mocidade Alegre faz conexão entre Japão, Moçambique e Brasil com história de samurai negro

Date:

Related stories

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Primeira Turma acolhe denúncia da PGR sobre atuação do...

PF investiga servidora da Caixa por fraude que causou prejuízo de R$ 500 mil a clientes no RJ

Operação cumpriu mandados de busca em Campos dos Goytacazes;...

Delegação de Cuiabá disputa Jogos Abertos Estaduais em Lucas do Rio Verde

Participação é resultado do fortalecimento das políticas esportivas implementadas...

Maior campeã do Grupo Especial de SP, escola relembrou saga de Yasuke, que saiu da África e virou guerreiro no Japão. Ex-BBBs Thelma, João Luiz e Linn da Quebrada desfilaram.

A Mocidade Alegre uniu Brasil, Japão e Moçambique em seu desfile. A escola foi a quinta a se apresentar no segundo dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, na madrugada deste domingo (19).

O enredo contou a história de Yasuke, considerado o primeiro samurai negro do mundo. Ele chegou em 1579 ao Japão, escravizado pelos jesuítas portugueses no Oriente, e virou um herói cultuado até hoje pela cultura japonesa.

A escola do bairro do Limão, na zona norte da cidade fez uma relação da saga de Yasuke com a luta dos jovens negros no Brasil atualmente.

A comissão de frente retratou a miscigenação das culturas e mostrou Yasuke nos dois momentos de sua vida: no continente africano e no Japão.

A tradições religiosas e culturais do Japão, dos povos africanos e dos jesuítas portugueses foram representadas no sambódromo. A bateria foi fantasiada de exército de Oda Nobunaga, grande conquistador militar japonês na época.

Os ex-BBBs João Luiz, Linn da Quebrada e Thelma Assis participaram do desfile da Mocidade Alegre. Thelma foi destaque de chão como uma sacerdotisa banto. João e Thelma subiram no carro que homenageou os guerreiros negros da vida real no Brasil.

O último carro, com João e Thelma, mostrou os “samurais da quebrada”, jovens negros que vencem lutas diárias por justiça e sobrevivência nas periferias do Brasil.

A escola teve 1,8 mil componentes, divididos em 16 alas e 4 alegorias. A Mocidade Alegre é a maior campeã da história do Grupo Especial de São Paulo, com dez vitórias.

(G1)

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here