Ministro da Justiça proíbe bloqueios em estradas pela PRF durante as eleições municipais

0
130

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de realizar bloqueios em estradas durante as eleições municipais deste domingo (6). Ele destacou que a PRF deve trabalhar para garantir o livre trânsito dos eleitores, conforme o acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de incidentes que exijam interdições, a PRF terá a responsabilidade de organizar rotas alternativas.

“A Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”, afirmou Lewandowski em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Ele reforçou que a PRF também está orientada a reprimir crimes eleitorais.

Lewandowski explicou que, se necessário, a PRF poderá atuar localmente a pedido de juízes eleitorais, que, nesses casos, passam a exercer autoridade federal.

O ministro ressaltou que o governo federal, em parceria com o TSE, está empenhado em garantir a tranquilidade do processo eleitoral. Ele também informou que, para assegurar um ambiente seguro, o porte de armas será proibido 48 horas antes e 24 horas após as eleições, com o objetivo de garantir que os eleitores possam votar sem qualquer intimidação.

Lewandowski destacou ainda os avanços no combate à desinformação e fake news, assim como o papel das polícias militares na repressão aos crimes eleitorais, como coação, compra de votos e abuso de poder econômico, que são considerados crimes federais por colocarem em risco a democracia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here