Medida valerá para estudantes acima de 18 anos de idade
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o Ministério da Educação (MEC) avalia a possibilidade de usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos. A proposta deve entrar em vigor a partir do Enem de 2025.
Segundo Santana, essa recomendação foi encaminhada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem. A certificação por meio do Enem foi descontinuada em 2016, mas, de acordo com o ministro, a retomada abriria novas oportunidades para que estudantes possam utilizar o exame como via de acesso ao ensino superior. Santana informou ainda que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será mantido.
O MEC também considera uma integração entre o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio. “Estamos analisando a possibilidade de o Enem, para os alunos do terceiro ano do ensino médio, também ser válido como a prova do Saeb. A ideia é aumentar a eficiência ao convergir as duas avaliações a partir de 2025,” explicou o ministro. A decisão final deverá ser tomada pelo Inep antes das inscrições do próximo Enem.
Balanço da Aplicação do Exame
Camilo Santana destacou que o segundo domingo de provas do Enem ocorreu sem incidentes graves. Durante a aplicação, 1,9 mil candidatos foram eliminados por violarem as regras do edital, incluindo portar dispositivos eletrônicos e sair com o caderno de provas antes do tempo permitido.
Neste domingo (10), os participantes fizeram as provas de Ciências da Natureza (física, química e biologia) e Matemática. No primeiro dia de provas, em 3 de novembro, os candidatos responderam às questões de Linguagens e Ciências Humanas.
Divulgação do Gabarito
O ministro também informou que o gabarito oficial do Enem será antecipado. Inicialmente previsto para o dia 20 de novembro, o Inep agora divulgará a nova data ainda nesta semana. Os resultados finais do exame serão publicados em 13 de janeiro de 2025, conforme o cronograma do Enem.