Mato Grosso substitui balsas por pontes de concreto e avança na infraestrutura viária

0
57

Desde 2019, o Governo de Mato Grosso já desativou seis balsas utilizadas na travessia de rios no estado, substituindo-as por modernas pontes de concreto. A iniciativa melhora a mobilidade da população, facilita o escoamento da produção agrícola e reduz o tempo de deslocamento nas rodovias estaduais.

Na última sexta-feira (21.02), mais uma balsa deixou de operar com a inauguração da ponte de 692 metros sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, ligando os municípios de Carlinda e Novo Mundo. Além dessa, outras cinco balsas foram desativadas com a construção de novas estruturas. No Rio Apiacás, em Apiacás, na MT-206, foi construída uma ponte de 240 metros. No Rio Verde, em Sorriso, na MT-222, a nova estrutura tem 181 metros. No Rio das Mortes, em Nova Nazaré, na MT-326, a ponte entregue tem 483 metros. No Rio Arinos, em Itanhangá, na MT-242, a nova travessia tem 240 metros. Outra balsa sobre o Rio Arinos também foi desativada, pois o trânsito passou a ser desviado para a nova ponte na MT-242.

Atualmente, Mato Grosso ainda conta com 13 balsas em operação, mas novas obras estão em andamento para substituí-las. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já está construindo pontes sobre o Rio Teles Pires, nas rodovias MT-325 e MT-479, e sobre o Rio Juruena, na MT-208, eliminando mais três travessias por balsa. Outras quatro pontes estão em fase de projeto.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, destaca a importância da substituição das balsas e das antigas pontes de madeira, consideradas obstáculos ao crescimento do estado. Segundo ele, sem uma ponte de concreto, não há travessia segura e, consequentemente, não há investimentos. Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e a eliminação dessas barreiras é fundamental para impulsionar o desenvolvimento.

Ele também ressalta que as maiores pontes em construção no estado estão substituindo balsas. A ponte sobre o Rio Teles Pires tem 692 metros, a do Rio das Mortes já foi entregue e a do Rio Juruena, com 1.360 metros, será a maior do estado. Antes, caminhoneiros chegavam a esperar mais de dois dias para atravessar de balsa, mas, graças aos investimentos do governo Mauro Mendes, essa realidade está mudando.

Com esses avanços, Mato Grosso se fortalece como um grande polo logístico e produtivo do Brasil, garantindo infraestrutura moderna e mais eficiência no transporte de pessoas e mercadorias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here