O britânico Lando Norris, da McLaren, conquistou a vitória no tumultuado Grande Prêmio da Austrália, primeira etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, disputada na madrugada deste domingo (16) no circuito de Albert Park. A prova foi marcada por condições adversas, com chuva e seis acidentes, incluindo um incidente envolvendo o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, a dez voltas do fim.
Estreante na categoria e primeiro brasileiro na F1 após oito anos, Bortoleto saiu ileso após perder o controle do carro, derrapar e bater no muro. O piloto de 20 anos, que largou em 15º e chegou a ganhar duas posições, sofreu uma punição de cinco segundos por uma saída insegura dos boxes, quase colidindo com o neozelandês Liam Lawson, da Red Bull.
“A corrida estava complicada. Até o momento da batida, estava indo bem, mas tive alguns infortúnios, como o unsafe release no pit stop, que me fez perder tempo atrás do safety car”, explicou Bortoleto à Band TV. “Quando a chuva apertou, tentei recuperar o tempo perdido, mas forcei demais, peguei a zebra e rodei para dentro, tocando no muro. Não dava para continuar, pois a asa dianteira ficou destruída”, lamentou.
No pódio, Norris foi seguido pelo tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, que terminou em segundo, e pelo britânico George Russell, da Mercedes, em terceiro. Em sua estreia pela Ferrari, o heptacampeão Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada na décima posição.
A próxima etapa da temporada será o Grande Prêmio da China, no domingo (23).