Competição é a primeira do calendário oficial da Federação Mato-grossense de Automobilismo a ser realizada no Parque
O Kartódromo do Parque Novo Mato Grosso sediou, neste sábado (15), a primeira competição oficial do calendário da Federação de Automobilismo do Estado de Mato Grosso (Faemt). A 1ª etapa do Campeonato Regional de Kart reuniu 40 pilotos de quatro categorias e foi organizada pela Faemt, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
O Parque Novo Mato Grosso, em construção pelo Governo do Estado, será o maior espaço multieventos da América Latina. A pista do Kartódromo, com 1.153 metros de extensão, será a maior da América do Sul.
Destaque na modalidade, o piloto mato-grossense Dimy Kalinowsky celebrou a participação no primeiro evento oficial da nova pista. “Uma estrutura como essa vai impulsionar o crescimento do kart e do automobilismo no Brasil. Imagino as novas tecnologias que poderão surgir aqui”, afirmou Dimy, que mora em Cuiabá e é o primeiro piloto de kart com autismo no país.
O governador Mauro Mendes acompanhou a competição e destacou que, em breve, todo o complexo esportivo estará disponível para a população. “Hoje temos participantes de várias cidades, e logo teremos competições estaduais e nacionais. Além do esporte, o Parque será um espaço de lazer para as famílias mato-grossenses”, disse.
Para o presidente da Faemt, Fernando Scheffer, o Kartódromo tem nível para receber competições de grande porte. “O Centro-Oeste precisava de um espaço como esse. Muitos pilotos precisam viajar para outros estados para treinar. Aqui, pais poderão trazer seus filhos para treinar, e quem sabe teremos um futuro campeão mundial vindo de Mato Grosso”, ressaltou.
Além do Kartódromo, o Parque Novo Mato Grosso contará com um autódromo, museu, pistas de motocross, skate e ciclismo, lago para esportes aquáticos, estacionamento para mais de 12 mil veículos e espaço para eventos com capacidade superior a 100 mil pessoas.



