Prefeito de Várzea Grande reconhece força de parcerias para entrega de novo Mercado que custará 11,28 milhões e tem previsão de entrega em nove meses.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), assinou a ordem de serviço para o início das obras do novo Mercado Municipal de Várzea Grande, nesta segunda-feira (27.05). A previsão é que o espaço seja entregue à população em nove meses. O local, além de colocar frente a frente as duas pontas produtor e consumidor, vai permitir que os alimentos cheguem à mesa dos várzea-grandenses com qualidade e forma variada.
Além de um espaço para atender às demandas dos feirantes da cidade, o Mercado mantém sua tradição de ser acessível à população, localizado atrás da UPA do Ipase, o que facilita a mobilidade e deverá ser um novo cartão postal e ponto turístico da cidade.
O projeto arquitetônico do novo Mercado, com 28 bancas e 56 espaços, praça de alimentação dedicada à gastronomia local, estacionamento com 85 vagas, sistema próprio de coleta de lixo, área de lazer com playground e acessibilidade em todo o prédio, foi doado pelo Governo do Estado de Mato Grosso.
Além de recursos próprios, a obra com estimativa de custo de R$11,28 milhões, contou com o empenho de emendas parlamentares. O prefeito emedebista fez questão de ressaltar, que mais uma vez, as demandas da cidade são atendidas por meio da união de várias forças políticas que se aliam em prol de Várzea Grande.
“Eu gosto de aglutinar, gosto do diálogo e acredito na força das parcerias. Essa obra, orçada em cerca de R$ 11 milhões, é mais uma que será concretizada por meio de parcerias. Política se faz com articulação, se faz com respeito e quem caminha com esse propósito colhe frutos e nossa população vê uma cidade melhor nascer todos os dias. A credibilidade política, financeira e administrativa de Várzea Grande está consolidada e tenho orgulho, como filho desta terra, em estar deixando minha contribuição. Esse é o jeito MDB de administrar, fazendo de Várzea Grande uma cidade muito melhor para se viver.”
Ainda em relação a sua articulação política, Kalil destaca o bom relacionamento com a Câmara Municipal, com a bancada federal, com o governo do Estado. “Temos uma relação de confiança com os poderes constituídos. Temos aliados porque elas acreditam na gestão do prefeito Kalil. Fazemos o dinheiro chegar na ponta. Esse é um projeto feito e financiado a várias mãos. Não poderia passar pelo Executivo municipal e não entregar uma obra tão importante como essa. O nosso novo mercado vai se tornar ponto turístico, não tenho dúvidas”.
O senador Jayme Campos (União), destacou a atuação do prefeito Kalil, responsável pela construção e entrega de obras importantes. “E o prefeito Kalil tem feito uma administração que resgata grandes obras. O Kalil tem se preocupado em melhorar a prestação de serviços na cidade”.

CONQUISTA – A obra era um antigo pleito de produtores, cooperados e feirantes e foi bastante comemorada. Heber Pereira da Silva, presidente da Associação dos Feirantes de Várzea Grande (AFEV), destacou a importância da vontade política do prefeito. “Por que que agora está acontecendo e antes não acontecia? Sabemos que obras públicas precisam de convênios tanto federal, municipal, estadual e sabemos que o prefeito foi responsável por fazer acontecer”, pontuou.
Laudêncio Bispo, que é presidente da Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar (Coopeveg), não apenas representa uma entidade importante na oferta de alimentos na cidade, como uma das comunidades rurais mais atuantes na agricultura familiar: a Dorcelina Folardor, onde são produzidos hortifruti e agora realizam experimentos com melão amarelo, como opção de fruticultura. “Fazer parte desse evento que autoriza o início das obras é vivenciar um momento ímpar, é um avanço para o pequeno produtor que terá um espaço próprio. Vamos ganhar em qualidade do produto comercializado porque teremos condições de armazenagem. O prefeito Kalil está mostrando a que veio e tem ofertado políticas públicas em prol do fortalecimento do pequeno produtor”.
Laudêncio frisa que outro grande ganho com o novo endereço é a logística favorável e a redução do custo de produção ao pequeno produtor. “Hoje o pequeno produtor de Várzea Grande tem que levar o produto lá na Ceasa, em Cuiabá, só de trajeto são duas horas. Com esse mercado municipal, no Centro da cidade, vamos reduzir o custo global de produção e vamos entregar ao consumidor um produto ainda mais fresco e de melhor qualidade”.