Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegam ao fim com cerimônia apoteótica no Stade de France

0
119

Ator Tom Cruise conduziu bandeira olímpica no Stade de France

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 se encerraram neste domingo (11) com uma grandiosa cerimônia no Stade de France. O evento marcou a passagem simbólica do título de capital olímpica mundial para Los Angeles, Califórnia, que sediará as Olimpíadas de 2028. A contagem regressiva para os próximos Jogos, que começam em 14 de julho de 2028, já teve início.

A cerimônia, que combinou um espetáculo ao vivo com trechos gravados, começou com o fogo olímpico sendo transferido da pira para o local do evento. O nadador francês Léon Marchand, destaque da competição com quatro ouros, foi o responsável por carregar a chama em uma pequena caixa.

No Stade de France, os atletas escalados como porta-bandeiras fizeram sua entrada. Pelo Brasil, a dupla Duda e Ana Patrícia, vencedoras do ouro no vôlei de praia, tiveram a honra de representar o país. Em seguida, as delegações desfilaram em grupos maiores. Entre os brasileiros, chamou atenção a presença da ginasta Victoria Borges, que competiu na ginástica rítmica mesmo lesionada. Em uma cadeira de rodas, Victoria liderou a delegação brasileira.

Como é tradição, a cerimônia celebrou o último pódio olímpico, no caso, o da maratona feminina. A holandesa Sifan Hassan, que venceu a prova na manhã deste domingo com uma chegada espetacular, recebeu o ouro. Hassan, nascida na Etiópia e naturalizada holandesa, subiu ao pódio vestindo um hijab, em respeito à sua fé muçulmana.

O espetáculo visual e musical incluiu uma projeção da estátua da deusa Nike, uma das obras mais icônicas do Museu do Louvre, e o símbolo olímpico com os cinco anéis subindo ao Stade de France. Um piano, tocado na vertical por um artista francês, e uma performance da banda Phoenix também fizeram parte da celebração, empolgando o público e os atletas.

Na reta final da cerimônia, houve a passagem simbólica da sede olímpica para Los Angeles. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, destacou o papel dos Jogos na promoção da paz em tempos de conflitos globais e celebrou a igualdade de gênero, ressaltando que esta foi a primeira edição com participação equitativa entre homens e mulheres.

Em seu discurso, Bach brincou com o nome do rio Sena, que gerou preocupações durante os preparativos, e definiu a Olimpíada de Paris como “sensacional”. A bandeira olímpica foi oficialmente passada das mãos de Anne Hidalgo, prefeita de Paris, para Karen Bass, prefeita de Los Angeles, acompanhada pela estrela da ginástica artística Simone Biles.

O trecho norte-americano da cerimônia contou com uma entrada triunfal do ator Tom Cruise, que desceu de tirolesa ao estilo de seu personagem Ethan Hunt, de “Missão Impossível”. A cidade de Los Angeles apresentou suas credenciais em um vídeo que começou com Cruise levando a bandeira olímpica de moto até a cidade e terminou com apresentações da banda Red Hot Chili Peppers, da cantora Billie Eilish e dos rappers Snoop Dogg e Dr. Dre.

Para marcar o fim oficial dos Jogos, Léon Marchand retornou ao estádio com a chama olímpica, que foi apagada por um grupo de atletas representando os seis continentes. Ao som de “Comme d’habitude”, a canção que inspirou o clássico “My Way”, popularizado por Frank Sinatra, a cantora francesa Yseult encerrou a cerimônia e, consequentemente, os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here