Jogos Mundiais Universitários 2025 têm início na Alemanha com participação de atletas de 150 países

0
160

Delegação brasileira conta 200 participantes em 13 modalidades

A 32ª edição dos Jogos Mundiais Universitários – FISU World University Games 2025 – tem início oficial nesta quarta-feira (16), reunindo cerca de 8.500 estudantes-atletas de 150 países na região do Reno-Ruhr, no oeste da Alemanha. O evento, considerado a maior competição universitária do mundo, será sediado em seis cidades: Bochum, Duisburgo, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim – esta última, a única fora da região do Reno-Ruhr.

A cerimônia de abertura acontece às 15h (horário de Brasília), na Schauinsland-Reisen-Arena, em Duisburgo, estádio com capacidade para 31.500 pessoas. Entre as atrações musicais da noite estão a cantora Ayliva, a banda pop Querbeat e o rapper Montez.

As competições têm início na quinta-feira (17), com disputas em 18 modalidades, distribuídas em 23 arenas esportivas. O Brasil está representado por uma delegação de 200 pessoas e competirá em 13 esportes: atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3 em cadeira de rodas, ginástica artística, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) aposta em bons resultados, especialmente com atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris, como o taekwondista Henrique Marques, o time masculino de basquete com jogadores do NBB e a mesatenista Sabrina Miyabara, campeã mundial sub-17 e vice-campeã sub-19. Modalidades como judô, natação e atletismo também concentram expectativas de medalhas.

Para o presidente da CBDU, Alim Neto, mais do que conquistar pódios, o objetivo é representar bem o país e valorizar a vivência esportiva e cultural dos estudantes-atletas. “Não estamos fazendo projeções de medalhas. Nosso foco é oferecer estrutura para que eles deem o melhor de si e representem o Brasil com orgulho. Além do desempenho, esses jovens estão vivendo uma experiência única de integração, aprendizado e troca cultural”, afirmou.

Os jogos seguem até o dia 27 de julho. A região do Reno-Ruhr, com mais de 11 milhões de habitantes, é o maior centro metropolitano da Alemanha e também um dos principais polos universitários do país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here